Buscar

5 vantagens do coletor de dados para os supermercados!




1 – Evita divergências entre PDV e estoque

Esse é um dos maiores problemas enfrentados pelos supermercados. Por mais que os PDVs sejam geralmente guiados pelo ERP, quando não há devida atenção ao estoque e entrada de produtos, a eficiência do PDV é afetada.

O setor de recebimento de produtos e o PDV são os pontos mais sensíveis de um supermercado. O coletor de dados, nesse caso, fará o trabalho de alinhar as informações e organizar todo tipo de cadastro, estoque, compras, financeiro e fiscal.

Dessa forma, evita um dos problemas mais comuns que é o travamento de certos produtos no caixa, já que não aparecem no cadastro ou há divergências de preço.



2 – Evita problemas de produtos com múltiplos códigos

Quando não há utilização do coletor de dados no estoque é comum o surgimento de problemas com produtos que apresentam múltiplos códigos. Quando isso acontece, o estoque pode receber um produto no lugar do outro, sem contar que o estoque de determinado produto poderá ficar negativo, já que o produto não foi cadastrado, mas deu entrada de outra maneira.

Vendas de produtos com múltiplos códigos afetam diretamente o envio do SPED ao fisco que como consequência pode gerar inúmeros prejuízos custosos para a empresa.



3 – Evita problemas fiscais

A questão fiscal é, sem dúvidas, uma das maiores preocupações dos varejistas. Uma vez que um produto não deu entrada no estoque, mas foi vendido na gôndola, será dever do comerciante justificar uma venda de um produto que tecnicamente não foi comprado.

Sem contar que isso afeta diretamente a gestão de relatórios. O estoque nunca irá bater, pois os produtos não foram devidamente cadastrados. Esse tipo de problema desestimula o controle de estoque, o que futuramente acaba virando uma bola de neve.



4 – Agiliza os processos de inventário

Os inventários fazem parte de ações estratégicas que garantem o equilíbrio saudável do estoque, porém, exige critérios rigorosos.

O coletor de dados também ajuda nesse processo, pois, ao invés de contar itens um a um e utilizar planilhas de difícil gestão, o coletor cadastra rapidamente os itens por meio dos códigos de barras. Tudo de forma automática e precisa.



5 – Praticidade e economia

Uma das maiores vantagens de utilizar o coletor de dados no supermercado é a praticidade. O coletor de dados conecta diretamente ao seu sistema de gestão empresarial. Além disso, pode funcionar online ou offline.

Veja quais são as principais aplicações do coletor de dados em sua empresa:

• Organização e criação de inventários

• Entrada de mercadorias

• Conferência de entrada de mercadorias

• Emissão de nota fiscal

• Controle da data de validade de mercadorias

• Elaboração de checkList

• Precificação

• Conferência de gôndolas

• Impressão de etiqueta bluetooth

• Alertas críticos de estoque



Tudo isso pode ser feito a partir da utilização de um bom coletor de dados. Para garantir maior economia na aquisição dessa ferramenta imprescindível, você precisa conhecer o Incoleta.

Um aplicativo desenvolvido pelo Grupo Intersolid que tem como finalidade otimizar e evoluir os processos de recebimento de produtos e monitoramento de estoque. Esqueça a compra do aparelho coletor. Agora você só precisa do APP.

Seu coletor de dados com você, aonde for. Conheça como o Incoleta pode ajudar o seu supermercado a crescer mais!