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6 passos que funcionam para definir metas de vendas no varejo

O crescimento de uma loja varejista depende exclusivamente das ações estratégicas e principalmente da fidelização de clientes. Definir metas de vendas no varejo é uma excelente estratégia que sempre funciona. Mas como saber qual é o momento certo de estabelecer essas metas?

Vale ressaltar que é preciso muita cautela antes, durante e depois da implementação. Afinal, não basta somente definir metas que fogem da realidade do estabelecimento, deixar de lado o monitoramento de resultados e ainda esquecer de analisar o movimento atual do mercado.

Preparamos um guia completo para que seja possível definir metas de vendas sem que isso atrapalhe os rendimentos do seu negócio. Acompanhe!



Passo a passo para definir metas de vendas realistas no varejo

1 – Tenha processos bem definidos e completos

Quando falamos em definir metas de vendas, significa que o estabelecimento precisa ter processos que envolvam todos os setores, a fim de aprimorar os resultados. Por exemplo: o PDV já possui tecnologia eficaz para agilizar o atendimento e ajudar a vender mais? As gôndolas se mantêm abastecidas todos os dias? Ainda há registros de rupturas de estoque?

Sendo assim, precisamos saber, primeiramente, se a loja está preparada para estabelecer um plano de metas de vendas. De nada adianta aumentar a meta de vendas, se a equipe não está preparada para atender uma demanda maior. Faça a relação de capacidade de atração de clientes X capacidade de entrega.



2 – Faça uma ampla análise de mercado

A partir do momento em que a empresa decide por um planejamento de metas é importante saber como está o mercado de atuação. Quais são os produtos mais buscados pelos consumidores? O que o perfil de clientes da sua loja mais compra? Qual é a previsão de crescimento do setor nos próximos anos?

Em outras palavras, você precisa conhecer o chão que está pisando para somente depois agir. Com isso, as decisões serão mais estratégicas e assertivas de acordo com a realidade. Em contrapartida, o estabelecimento pode ter sérios prejuízos caso defina números às cegas.



3 – Elenque prazos e deixe os colaboradores cientes

Os colaboradores são como um coração para a empresa. Justamente por isso é que precisam ter um forte treinamento sobre atendimento ao cliente e principalmente estarem alinhados aos objetivos do negócio.

Promova encontros dinâmicos e acolhedores para apresentar as novas metas de vendas. Se possível, estude uma forma de bonificar os colaboradores caso as metas sejam atingidas.

Além disso, para que o plano de metas realmente funcione, é necessário que haja prazos. Assim, fica mais fácil definir métricas de análise de desempenho. Se uma ação não funcionou, o gestor sabe o que precisa ser modificado.



4 – Faça uma previsão de demanda

A previsão de demanda é uma importante técnica que ajuda no aumento das vendas e principalmente no controle de estoque. A partir dessa ação, pode-se ter maior controle sobre ações de vendas, compras, finanças, etc.

A previsão de demanda consegue otimizar as atividades de produção de toda equipe em geral até o setor de marketing. Com uma boa base como essa fica mais simples identificar quando e como inserir metas de vendas dentro do processo de funcionamento da loja.



5 – Desafie sua equipe

Uma boa empresa é aquela que confia plenamente na capacidade dos colaboradores e isso precisa ser transparente. Aqui existem dois fatores distintos que devem ser levados em conta na hora de criar as metas: evite metas não realistas, mas não deixe de desafiar sua equipe.

Ao mesmo tempo em que você prioriza metas confortáveis, tente não deixar tudo simples demais. Assim, sua equipe estará ciente do esforço e empenho necessários para atingir as metas propostas.

A empresa que não arrisca não sai do lugar. Portanto, busque fazer com que seus colaboradores sempre inovem e se superem a cada desafio.



O Isolidus ERP possui um módulo específico para análise e monitoramento de vendas. Com ele é possível ter informações detalhadas sobre vendas por dia, vendas por PDV, checklist, acompanhamento fiscal, etc. Um controle completo que ajudará na implementação das metas de vendas.

O seu negócio já está preparado para um plano de metas de vendas? Nós podemos te ajudar, conheça a nossa solução!