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Conheça a importância da previsão de demanda no planejamento empresarial!

Se você tem um negócio varejista, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a importância da previsão de demanda. Essa é uma ferramenta indispensável que ajuda a compor o mix de boas práticas, principalmente na etapa de planejamento.

É fato que o planejamento empresarial é crucial para qualquer tipo de empresa. Contudo, para o setor de varejo, é um fator chave que garante o sucesso e a sobrevivência da empresa em meio a um cenário ameaçador em que nos encontramos.

Por outro lado, a ausência de um planejamento estratégico implica na ausência de um direcionamento claro e objetivo que a empresa deve seguir. Isso pode acarretar inúmeras barreiras que podem levar a empresa à falência.

Falaremos mais a seguir sobre a importância da previsão de demanda e como implementar práticas essenciais no planejamento do seu negócio de varejo. Confira!



A importância da previsão de demanda



Tendo em vista que a concorrência de mercado está acirrada, fazer um gerenciamento de previsão de demanda colabora para a otimização de um planejamento estratégico. Isso porque para definir um bom planejamento é necessário extrair informações importantes que giram em torno das expectativas de vendas. Essa ação ajuda muito o gestor a identificar onde e quando investir assertivamente.

O ato de prever a demanda fornece à empresa a capacidade de utilizar dados de compra registrados em diferentes períodos e dados da situação do mercado para auxiliar no planejamento de tendências de compras futuras.

Além disso, a previsão de demanda ajuda a identificar o perfil de consumidor ideal, já que hoje é quase impossível conhecer as preferências de compra de cada cliente. Com essa técnica, há uma análise aprofundada que examina o comportamento de compra, a satisfação dos produtos e serviços oferecidos, dentre outros aspectos da jornada de compra do consumidor no varejo.

Outra característica impactante dessa prática é ajudar no controle de estoque, já que o varejo exige que se trabalhe de acordo com variáveis de históricos de vendas, de inventário e promocional para introduzir novos mix de produtos.

A partir do momento em que a empresa tem esse domínio, é possível modificar e alinhar o plano de negócio de acordo com os objetivos de crescimento e expansão a longo prazo.





Como fazer uma gestão de demanda eficaz



Para definir a demanda de um determinado produto no estoque é necessário analisar vários fatores importantes como: preços concorrentes, histórico de compras, preferência do consumidor, resultados de publicidade, nível de atividade econômica, acessibilidade, etc.

Caso o estabelecimento tenha a falta de determinado produto que os clientes estão à procura, caracteriza-se a ruptura de estoque. Isso traz consequências irreparáveis para o negócio. Portanto, veja as principais etapas da previsão de demanda!



1 – Gerencie uma base de dados completa



A primeira coisa a se fazer é estabelecer um controle de dados que mostra o histórico de compras. Deve-se também incluir informações que expliquem a variação de comportamento de compra, por exemplo, produtos sazonais.

Dessa forma, ajuda o gestor a compreender os principais fatores ou variáveis internos ou externos que influenciam no comportamento de demanda.



2 – Priorize a integração de departamentos



Para que a etapa anterior seja concretizada, as áreas de estoque, comercial e planejamento devem estar totalmente integradas para que o compartilhamento de dados seja preciso.

Se a análise de predição fica por conta somente do setor comercial, por exemplo, haverá apenas dados de mercado e fornecedores, sendo que o importante é aliar esses dados com o histórico de vendas e saídas de estoque. Justamente para evitar essas divergências e falta de informações que todo esse processo deve ser integrado com diversas áreas da empresa.



3 – Invista na tecnologia



Obter o máximo de precisão e objetividade, aliado a uma automação que funciona e não deixe falhas, requer um software tão ágil quanto a sua estratégia. Não adianta nada fazer um planejamento empresarial estratégico com boas práticas de previsão de demanda, se ao final de tudo a empresa não tem uma ferramenta capaz de colocar tudo isso em operação. Então, para garantir uma gestão de demanda eficaz é preciso ter um sistema com estabilidade e agilidade, que será responsável por definir os principais modelos de previsão, identificar as variáveis de promoção, preço e criar processos personalizados com foco em prioridades.



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