Buscar

Como otimizar a gestão financeira com 5 práticas fundamentais!



1- Gestão de Fluxo de caixa

Essa importante ferramenta precisa ter forte prioridade. Com um controle de fluxo de caixa eficiente é possível analisar a entrada e a saída diária de valores para equilibrar a saúde econômica da empresa.

Outra vantagem de manter o fluxo de caixa em dia é a facilidade de prever recursos disponíveis que podem ser aproveitados para novas oportunidades ou melhorias do empreendimento.

Portanto, mantenha uma política de controle de caixa eficiente que tenha frequência de ao menos 1 vez por mês. É indicado um software específico para gestão financeira para obter melhores resultados como por exemplo, identificar as mudanças de mercado e oscilações de demanda.

2 – Fique por dentro dos custos operacionais

Uma vez que o gestor tem em mãos dados do fluxo de caixa, é possível relacioná-los com outras informações e definir os custos operacionais. Esses números são extremamente importantes para evitar a quebra financeira.

Até mesmo empresas que apresentam altas taxas de lucratividade podem sofrem sérias consequências com falta de recursos. Portanto, elenque em uma planilha quais são os custos que sustentam todas as operações de funcionamento do negócio.

3 – Planejamento e gestão do capital de giro

Esse é também um importante pilar para a sobrevivência da empresa e ter forte ligação com o tópico anterior. Quando uma loja varejista não mantém controle do capital de giro torna-se uma empresa com baixa liquidez, isto é, que não é capaz de quitar seus financiamentos e dívidas em geral.

Empresas com baixa liquidez e sem capital de giro precisam recorrer a grandes financiamentos para poder investir em algo, além de serem submetidas a juros mais altos.

O capital de giro é aquele montante que sempre deve ser reservado para posteriores investimentos e oportunidades de mercado.

4 – Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é como se fosse um verdadeiro mapa para o dono de um varejo. Nesse planejamento deve conter informações precisas sobre atualizações de mercado, principais objetivos (curto, médio e longo prazo), ações estratégicas para alcance de metas, valores de custos e despesas, estoque, funcionários, etc.

A partir dessa trilha, fica mais fácil visualizar o que será preciso e o quanto investir para crescer. Além disso, o gestor terá muito mais controle sobre os setores de impacto.

5 – Conte com um sistema exclusivo para varejo

Quando uma empresa varejista opta por um sistema de gestão exclusivo, esse, precisa apresentar integração com os departamentos fundamentais como fiscal, vendas, compras, estoques, contábil e financeiro.

Dessa forma, o gestor consegue ter informações em tempo real para possíveis tomadas de decisões. Além disso, a criação de relatórios completos é muito mais fácil, o que possibilita uma visão mais abrangente sobre onde e quando investir com segurança.



O Isolidus ERP possui um módulo específico que garante total controle e planejamento do setor financeiro do varejo. A partir dessa solução, é possível monitorar a conciliação de cartões, cálculo de taxas, movimentações bancárias, etc.

Conheça nossa solução e veja como podemos ajudar o seu negócio varejista a otimizar a gestão financeira!