ruptura de estoque acontece quando o cliente vai até a sua loja e descobre que você não tem um item que ele precisa. Como consequência, ele acaba procurando o seu concorrente para comprar o produto.

Além de você perder vendas, ainda pode ser que o seu público migre para outro estabelecimento por ter oferta maior do que as suas prateleiras. E aí? Como prevenir o problema e ter um maior controle de estoque?

Ruptura de Estoque

Não se desespere. As respostas são mais simples do que pensa, e você poderá mudar essa situação. Continue acompanhando o artigo para saber mais sobre o tema.

Principais Causas da Ruptura de Estoque

1 – Falta de Estoque de Cobertura

É bem provável que você lide com diversos fornecedores. Isso quer dizer que cada um tem uma forma de trabalhar e até prazos diferentes.

Se aquele fornecedor X que costuma demorar para entregar um produto não é considerado, você fica sem produto para venda. Já te aconteceu isso antes?

Sabendo do prazo mais longo, tenha um estoque de cobertura por garantia. Dessa forma, seu cliente não fica na mão e nem você deixa de vender.

2 – Falta de Controle de Promoções

Não estamos dizendo que você deve racionar as promoções. De forma alguma. Se é possível fazê-las e te dão um bom retorno, continue.

A questão é a importância de ter os dados das promoções e acompanhamento por relatórios. Você precisa ter ideia de com que frequência os produtos esgotam e precisam de reposição.

A ruptura de estoque se torna inevitável quando não se tem a noção do impacto de ações promocionais.

3 – Falta de um Sistema de Gestão Eficiente

É fundamental investir em uma ferramenta de gestão para ser o seu braço direito na empresa. Você ganha tempo e eficácia em todas as ações. Uma delas é o controle de estoque.

Situações como a ruptura de estoque são desagradáveis e desgastam o relacionamento do cliente com a loja. Ele deixa de ter o varejo como sua primeira opção. Você perde sua fidelidade.

O investimento em um bom sistema de gestão fará toda a diferença no dia a dia dos seus funcionários. Ele será útil para os diversos setores e irá agilizar o serviço. O melhor: sem erros.

4 – Compras no Fim do Mês

Se você deixa para fazer as compras do varejo no final do mês esperando condições facilitadas, está sujeito a ficar sem estoque. 

O ideal é que tenha uma boa estratégia para não ficar sem variedade de produtos nesse meio tempo. É um risco real que se corre não ter um bom planejamento de compras.

5 – Entrega Atrasada

Como você se prepara para os imprevistos? Eles acontecem, e você não pode ser pego de surpresa. 

Se o fornecedor atrasar a entrega, você tem um plano B? Pois é, deveria ter. A mesma dor de cabeça acontece quando o pedido chega, mas vem errado. Outro pesadelo do varejista é o pedido incompleto.

Como você pode ver, você perde duas vezes: quando você é desorganizado e quando o seu fornecedor é quem não tem boa organização. A melhor forma de passar por isso é se precaver.

6 – Tempo de Prateleira

Sua equipe sabe quanto tempo os produtos levam para serem comprados? De quanto em quanto tempo você fica sem estoque de produto X?

escassez de produtos, como já dissemos, leva à frustração do consumidor. A longo prazo, o seu problema pode ser muito grande.

Tenha a noção real do ciclo de cada produto no seu comércio até o momento da compra. 

É Possível Evitar a Ruptura de Estoque?

Dificilmente você conseguirá evitar 100% dos casos de ruptura de estoque, especialmente pelas suas muitas variáveis.

Mas saiba que é possível evitar a maioria dos problemas. Ter um controle de estoque eficiente está ao seu alcance.

Faça um bom treinamento na sua equipe de estoquistas. Trabalhe a comunicação para que todos os setores estejam afinados independentemente das funções. Essa medida irá funcionar na prevenção da escassez de produtos.

Faça reuniões, relatórios periódicos e um acompanhamento do estoque. O planejamento é fundamental.

No final do ano de 2016, foi contabilizada ruptura de estoque de 10% no Brasil. Nos primeiros meses do ano, o percentual era de mais de 13% segundo a Associação Brasileira de Supermercado (Abras).

Sim, são índices altos. Trabalhe para minimizá-los e conquistar os seus clientes.

Já sabe por onde começar a prevenção da ruptura de estoque? Invista na sua gestão e sucesso! Compartilhe as dicas!

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