A tendência de compras online já é uma realidade e com a alta da competitividade cada vez mais evidente no mercado, o varejista também precisa começar a se adaptar.

Nos últimos anos, o comportamento do consumidor mudou. Com a ajuda de novas tecnologias é muito mais simples pesquisar e comparar preços. A empresa que traz ofertas mais inovadoras e que vai de encontro aos objetivos do consumidor leva grande vantagem.

Para o supermercadista, o cenário é preocupante, uma vez que os consumidores têm ao seu dispor muitas opções de compra. Será que o e-commerce é uma saída para aumentar as vendas do supermercado? Qual é o momento ideal para pensar nessa possibilidade? Veja a seguir!

As vantagens do e-commerce para supermercados

Vendas online não beneficiam somente grandes franquias e também não são segmentadas por produto ou serviço, como muitos imaginam. O supermercado, seja qual for o porte, pode também se beneficiar da grande visibilidade, dentre outras vantagens.

A crescente participação do e-commerce, implementação de novas tecnologias e impacto nas mídias sociais têm sido grandes aliados ao sucesso de muitos supermercados. Um bom exemplo é a Rede Pão de Açúcar.

Por mais que a marca já tenha uma grande experiência, também começou pequeno. Hoje, a marca já realiza entregas em quase todo o Brasil, por meio do e-commerce totalmente personalizado e acessível a todos.

A marca também se faz presente nas redes sociais, onde é possível veicular ofertas, promoções e cupons para atrair o público direto para o e-commerce.

Flexibilidade e comodidade

Hoje em dia o consumidor fica horas conectado na internet e, geralmente, busca sanar suas necessidades via internet.

Ver promoções e comparar preços de produtos e alimentos por meio do seu celular gera uma comodidade muito grande. Por vezes, o consumidor já chega ao estabelecimento decidido sobre o que irá comprar. Às vezes, muitas necessidades são despertadas a partir de uma publicação que ele viu na internet.

O supermercado deve oferecer essa flexibilidade ao consumidor. O resultado é um aumento do faturamento e da rentabilidade ao longo do tempo.

Competitividade

O e-commerce para supermercados faz com que a demanda das vendas cresça exponencialmente. Diante disso, gera uma grande visibilidade para a marca, fazendo com que o supermercadista ganhe competitividade e se mostre confiante perante aos consumidores.

Proximidade com o cliente

Quando falamos em supermercado, cada consumidor tem o seu preferido, não é verdade? Então já que a marca sempre está presente quando o consumidor está conectado, as chances são maiores de haver proximidade, mais ainda deste potencial cliente recomendar o seu supermercado para outras pessoas.

A fidelização faz toda a diferença para o varejista que deseja crescer. A plataforma, neste caso, acaba sendo um veículo primordial de comunicação rápida para alimentar esse relacionamento.

Quando chega a hora de pensar em um e-commerce para supermercado?

De modo geral, quando o supermercadista quer atingir o maior número de pessoas da região em que o supermercado físico se encontra e também das cidades vizinhas, este é o momento ideal para implementar essa estratégia de vendas. Ao contrário do que muita gente pensa, esse é um investimento baixo.

Porém, criar um e-commerce para supermercados não significa somente criar uma vitrine virtual. É preciso que haja uma equipe especializada, alinhada e focada aos objetivos do negócio.

Além disso, é preciso certificar de que os processos atuais da sua loja estejam sendo executados com eficiência e controle. Desse modo, para implantar um e-commerce novos processos serão necessários, assim como adoção de um ERP completo para auxiliar nessa integração de informações.

O controle deve ser minucioso, gestão de estoque, departamento financeiro e fiscal, precisam estar totalmente integrados e com atualização frequente.

Um e-commerce de supermercado possibilita englobar múltiplos canais de venda. Nele, o consumidor pode conhecer os produtos existentes na loja física, com a vantagem de poder acessar através de qualquer dispositivo. Essa é a era da tecnologia e todo empreendimento tem ferramentas a seu favor para fazer tudo acontecer.

E o seu negócio, já está pronto para a expansão online? Conheça a Intersolid e saiba como nossas ferramentas podem te ajudar a aumentar os resultados do seu supermercado!

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