Segundo o PROVAR (Programa de Administração de Varejo), o prejuízo gira em torno de 2% em relação às perdas no setor varejista. Dessas empresas entrevistadas, cerca de 22% ainda não investe em áreas específicas para lidar com a prevenção de perdas.

Desde pequenas lojas até as grandes redes varejistas ainda deixam de lado os processos e tecnologias que facilitam a prevenção de perdas. Porém, a tecnologia já faz parte do desenvolvimento das maiores empresas atuais e o ganho de produtividade e lucratividade são apenas algumas consequências percebidas com o impacto da inovação tecnológica.

Neste cenário, o coletor de dados acaba sendo uma ferramenta indispensável para o varejo. São equipamentos capazes de capturar dados e informações altamente relevantes deforma rápida e produtiva.

O coletor de dados como solução para sanar os problemas do varejo!

São duas as áreas que mais impactam nos problemas de perdas no varejo: o setor de entradas, responsável pelo recebimento de produtos e o setor de saída, que configura o PDV.

Os pontos de venda (PVD) podem ser controlados por um bom ERP de varejo, que traz a organização, análise de desempenho e ainda pode gerar relatórios para acompanhamento das vendas e saídas de produtos.Porém, o setor de recebimento é oque necessita de maior atenção, visto que é nesta etapa que são registrados cadastros de novos produtos, alertas de compras para estoque, relação do financeiro e fiscal.

O setor de recebimento, quando não é bem gerenciado, se torna responsável pela maioria dos problemas enfrentados e que, no final das contas,são transformados em grandes prejuízos. Para evitar perdas de estoque, o coletor de dados é uma excelente estratégia que ajuda nas tomadas de decisões e na expansão do negócio.

Com um mix de produtos cada vez mais amplo, fica quase impossível controlar e acompanhar a manutenção do estoque sem um sistema que defina processos assertivos e crie auditorias periódicas.

Principais vantagens do coletor de dados no setor varejista

Os coletores de dados trazem soluções que vão além da tradicional leitura de códigos de barras. Devido à grande tendência de mobilidade empresarial, os coletores de dados são considerados verdadeiras ferramentas de gestão que integra diversos departamentos e mantém o alinhamento de objetivos.

Em outras palavras, por meio de um coletor de dados é possível extrair relatórios com a relação de inventários, separação de pedidos, avaliação de fornecedores, conferência de mercadorias, etc. Com um sistema de captura e armazenamento de dados rápido e eficiente, a empresa aumenta consideravelmente a produtividade e consequentemente o lucro.

Redução de custos

Quando não há organização nos setores de recebimento e nos PVDs surgem novos desafios que podem significar sérios prejuízos e mais gastos para “apagar o incêndio”. A partir do momento em que a empresa investe em um coletor de dados e na integração com um ERP, tudo se torna interligado.

O resultado disso é uma redução de custos imensa, já que é possível direcionar melhor a mão-de-obra, que antes ficaria responsável pela conferência e organização das informações. Com tudo automatizado, fica mais fácil para o gestor acompanhar em tempo real.

Praticidade

O coletor de dados é um equipamento de fácil acesso e de fácil compreensão. Neste caso, é necessário apenas 1 operador para coletar dados e informações sem nenhuma complexidade.

A utilização correta do coletor propicia um ganho de produtividade, já que auxilia na agilização de processos e na eliminação de possíveis erros de operações manuais de lançamento.

Exatidão

Quando uma empresa não utiliza a facilidade do coletor dedados, tudo precisa ser conferido manualmente e registrado em papel. Geralmente esses processos não trazem total exatidão, o que configura perdas no estoque.

O coletor de dados traz maior exatidão nos registros e a segurança da informação. Tudo será armazenado digitalmente, podendo ser acessado a qualquer momento.

Contudo, o investimento em equipamentos elaborados pode ser um problema enfrentado pelas empresas varejistas. O Grupo Intersolid desenvolveu um aplicativo totalmente funcional e econômico para você que quer se beneficiar das vantagens do coletor de dados,mas não pode investir alto.

Esqueça a compra de equipamentos, agora você só precisa de um app. Seu coletor de dados com você, aonde você for. Conheça agora mesmo o aplicativo Incolecta e insira essa nova tecnologia de resultados no seu negócio!

Unidade São Paulo - SP
(11) 3181.5480
R. Dr.Guilherme Bannitz, 126
8º andar conj. 81 CV.9476
Bairro: Itaim Bibi
Ver mapaSuporte Técnico 0800Net
Unidade Guararapes - SP
(18) 3637.5480
Plantão E.R.P. (18) 9 9723 .6112
Av. Alberto Braga, 383
Bairro: Continental
Ver mapa

Solicite uma demonstração

A Intersolid E.R.P., a Intersolid Software está presente hoje em mais de 450 lojas, e possui cerca de 6.000 usuários.
Solicite uma Demonstração
Aceitamos