Sua equipe de vendas está enfrentando problemas com a produtividade e performance de resultados? Saiba que nem sempre esses problemas estão relacionados com a estrutura do processo de vendas.

Para se ter ideia, o mercado de serviços de Business Intelligence tem movimentado bilhões e é um dos segmentos mais procurados atualmente. Isso porque os gestores já compreenderam que uma captura de clientes e gestão inteligente impacta na qualidade do planejamento e no controle de ações gerenciais.

Por outro lado, o setor de vendas é o coração da empresa. Afinal, basta analisar o índice de vendas para descobrir se a empresa tem bom posicionamento e desempenho ou precisa melhorar as estratégias.

Nesse contexto é que entra a união dessas duas ferramentas de crescimento. Veja qual a importância do B.I e como é possível alavancar o setor de vendas, melhorar o relacionamento com o cliente e desenvolver estratégias mais assertivas!

Qual a relação entre gestão de vendas e Business Intelligence?

Business Intelligence ou inteligência de mercado é a capacidade de reunir dados e fatos relevantes e transformar tudo em informações úteis que serão utilizadas nas próximas tomadas de decisões.

Além disso, o B.I é um conjunto de ferramentas e metodologias que visam converter todas essas informações em processos operacionais que resultarão na escalabilidade do negócio. O B.I possibilita ainda que a empresa consiga:

• Gerenciar e criar processos de forma eficiente e inteligente;

• Responder de forma rápida às mudanças e volatilidade do mercado;

• Previsões e monitoramento em tempo real;

• Diagnósticos e indicadores precisos para crescer o negócio;

• Análises preditivas que contribuem com o plano de ações;

• Crie relatórios importantes a partir da reunião de informações obtidas de processos, ações e análises de equipe e da empresa como um todo.

Como você pôde perceber, o B.I pode ser um excelente aliado à gestão de vendas, uma vez que simplifica as tarefas e processos, além de tornar as decisões mais precisas e objetivas.

Benefícios em aliar a gestão de vendas com o Business Intelligence

O que muitos empresários não sabem é que o B.I traz um dashboard completo, onde é possível visualizar e acompanhar o desempenho das vendas em tempo real.

Outro grande benefício é a possibilidade de transformar dados individuais ou coletivos das equipes de vendas em números, o que facilitará muito na hora de analisar a performance geral do departamento de vendas. Veja outros benefícios do B.I em conjunto com o setor de vendas:

• Acompanhar o progresso de vendedores com histórico de quedas de desempenho;

• Alinhar melhorias e mudanças no setor de vendas;

• Traçar metas e objetivos para cada equipe de vendas;

• Possibilidade de identificar os pontos fracos e fortes de cada vendedor;

• Estabelecer cenários de riscos e criar planos de ações preventivas.

Relacionamento com o cliente

Por meio do alinhamento entre a gestão de vendas e técnicas de Business Intelligence é possível organizar todo o processo de vendas, em específico a etapa final, que é a efetivação das vendas.

É preciso compreender cada trajeto e a jornada do cliente, até mesmo a etapa de pós-venda, para que sua conversão seja satisfatória. Todo esse cuidado gera a fidelização de clientes, o que se traduz em ganhos tangíveis para a empresa.

O B.I, por sua vez, possibilita ferramentas de abordagem ao cliente, criação de ações adequadas para cada etapa da jornada, canais de comunicação e a otimização da qualidade da experiência do consumidor.

Como aplicar o Business Intelligence na sua empresa

A implementação desse sistema em sua empresa é apenas a ponta do iceberg. Há muita coisa a se fazer para que essa decisão se transforme em resultados concretos. Um bom exemplo é garantir uma boa comunicação entre a equipe de marketing e a equipe de vendas. Da mesma forma, cuidar do alinhamento entre a equipe de gestão e responsável pela produção.

Uma boa forma de aplicar as ações estratégicas inteligentes do B.I é por meio da aquisição de um software completo que já oferece esse módulo incluso. Se você ainda não conhece um software tão completo assim, conheça o Isolidus ERP do Grupo Intersolid.

Com essa ferramenta de gestão empresarial, você terá acesso a inúmeras funcionalidades, inclusive o Business Intelligence. Como você pôde perceber nesse conteúdo, a união da Gestão de Vendas com o B.I cria uma base sólida para os gestores e equipe de vendas aumentarem sua performance dia a dia. Nós podemos te ajudar!

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