Pudemos perceber ao longo do tempo, uma drástica mudança no comportamento dos consumidores. Hoje o acesso às novas empresas e serviços é facilitado e graças à tecnologia é possível comprar o que quiser, de onde quiser.

Diante desse cenário, as empresas se veem obrigadas a se atualizarem e buscarem a implementação de novas tecnologias.

Ao mesmo tempo em que essas tecnologias podem aumentar consideravelmente a presença da marca diante do consumidor, exigem também uma mudança no modo em que a empresa é gerenciada.

Aliás, para que haja resultados concretos, tudo precisa mudar e não somente implementar novas tecnologias. Essas mudanças dizem respeito tanto à organização operacional, quanto às políticas da empresa, produtos ou serviços oferecidos, atendimento e atualização do modelo de negócio.

Em resumo, é uma nova era que possibilita inovação, produtividade e aumento de vendas no varejo. A implementação de novas tecnologias pode significar às empresas o planejamento estratégico de novas ações que vão de encontro com os objetivos propostos.

Os desafios da implementação de tecnologias no varejo

É inegável que as soluções digitais disponíveis no mercado causam um impacto revolucionário nas empresas. Mas, na prática, tudo muda de figura. A maioria das empresas, principalmente as de grande porte sofrem com os desafios e dificuldades encontrados no momento de aplicar novas tecnologias.

Acostumados à uma gestão metódica e manual, um dos maiores desafios encontrados é adequar a gestão da empresa com o uso dessas soluções tecnológicas. Nesse caso, há uma necessidade de treinamento e estudo sobre o que a solução em si pode fazer pela empresa.

Desse modo, o gestor poderá aproveitar todas as funcionalidades da solução e até inovar em ações, criando estratégias que funcionam para melhorar todo o processo de gestão e operação.

Contudo, para criar oportunidades, precisa haver mudanças estratégicas. Tendo em vista que os clientes chegam até uma loja varejista sabendo mais que os vendedores, esse se torna também um dos maiores desafios em se consolidar no mercado.

Portanto, é preciso que haja uma solução que trabalhe tanto o processo de inovação na empresa quanto a operação de atender as expectativas dos clientes da melhor forma possível. Além disso, saber escolher a melhor solução que combine com as metas da empresa é crucial.

Por que implementar novas tecnologias no varejo?

Uma das maiores vantagens em implementar novas tecnologias no varejo é, sem dúvidas, trazer uma visão de negócio mais assertiva para o gestor. Desse modo, é possível estar à frente dos concorrentes, potencializar o retorno de investimento e permanecer em forte posição no mercado.

Ajuda a melhorar os processos operacionais

Tudo o que possa ajudar a evoluir os processos operacionais ajuda para aumentar a produtividade e consequentemente os ganhos da empresa. É nisso que as novas soluções tecnológicas ajudam.

Com um sistema de gestão completo, a empresa pode aprimorar os processos operacionais. Com isso, o gestor consegue monitorar, padronizar, ajustar e criar um fluxo de trabalho em tempo real.

Diante desses fatos, pode-se concluir que a implementação da tecnologia no varejo traz consigo uma gestão eficaz com base em metas e desempenho de equipe, garantindo mais produtividade para a sua empresa.

Foco no cliente

Outra vantagem que traz muito benefício para as empresas varejistas é acompanhar o comportamento e necessidade dos consumidores-alvo.

Já que existem tantas informações na internet e tanta competição pela atenção do consumidor, sai na frente a empresa que entende e atende as principais necessidades do cliente. Adquirir bens e serviços gira em torno de experiência excepcional e, para que o consumidor continue comprando de você, essa experiência precisa ser satisfatória.

Nesse cenário, o sistema de soluções tecnológicas precisa ter módulos ou funcionalidades voltadas para a experiência do consumidor. Um bom exemplo é a estratégia de pricing.

Para manter garantir a fidelização de clientes e atrair novos, se faz importante a escolha de um bom sistema de gestão integrado com o CRM.

Vendas e gestão precisam caminhar juntas

Não adianta ter como um propósito o aumento de vendas se não há um alinhamento com as técnicas de gestão. São dois fatores que se complementam. Com um sistema que reúne todas as informações de vendas realizadas, demandas e estoque, é possível criar estratégias de gestão que se baseiam principalmente na redução de custos.

É o caso do software de gestão Isolidus ERP, que já está presente em mais de 450 lojas, com cerca de 6.000 usuários. O Isolidus ERP traz vários módulos que vão desde o processo de negociação, gestão, operações, auditoria, financeiro, fiscal, logística, RH, Business Intelligence, PVD até o pós-venda.

Conheça mais sobre a solução tecnológica que está revolucionando o mercado varejista. Entre em contato conosco para saber como podemos te ajudar!

Unidade São Paulo - SP
(11) 3181.5480
R. Dr.Guilherme Bannitz, 126
8º andar conj. 81 CV.9476
Bairro: Itaim Bibi
Ver mapaSuporte Técnico 0800Net
Unidade Guararapes - SP
(18) 3637.5480
Plantão E.R.P. (18) 9 9723 .6112
Av. Alberto Braga, 383
Bairro: Continental
Ver mapa

Solicite uma demonstração

A Intersolid E.R.P., a Intersolid Software está presente hoje em mais de 450 lojas, e possui cerca de 6.000 usuários.
Solicite uma Demonstração
Aceitamos