Todo negócio que tem como principal objetivo a expansão precisa ter como um norte os principais indicadores de performance. No setor financeiro, todo e qualquer indicador é válido, a fim de reduzir impactos negativos e aumentar o desempenho no mercado.

Não se pode gerenciar aquilo que não se mede. Uma empresa que não acompanha seus resultados não consegue obter crescimento, já que não há uma visão assertiva sobre a situação atual e o cenário futuro.

Tanto para pequenas quanto para grandes empresas, o indicador de performance nada mais é do que uma informação, seja ela qualitativa ou quantitativa, que tem como finalidade instruir o gestor nas próximas tomadas de decisão.

Além disso, o indicador de performance apresenta informações importantes que levam em conta a eficiência, retorno e evolução de um determinado processo. Tudo isso é um conjunto de ferramentas capaz de auxiliar o gestor a diagnosticar gaps e grandes oportunidades.

Contudo, a gama de indicadores que uma empresa varejista pode aderir é extensa. Dependerá, portanto, de uma análise que possa alinhar os indicadores aos principais objetivos do negócio. Mas no quesito financeiro, temos como principais os seguintes:

1 – Faturamento

Um dos principais indicadores de performance no varejo é o faturamento bruto. Com as informações colhidas é possível analisar se a entrada de receitas é satisfatória e se está atingindo as metas estabelecidas. Com isso, há a possibilidade de estabelecer novas estratégias para otimizar os próximos resultados.

Ainda dentro do faturamento, podemos inserir mais dois indicadores, dependendo do segmento da empresa:

·       Faturamento por m²: visa analisar o desempenho do faturamento em relação com a área útil da loja.

·       Faturamento por funcionário: é uma estimativa que visa analisar o desempenho do faturamento total em comparação com o número de funcionários contratados.

2 – Rentabilidade e lucratividade

Esses dois indicadores de desempenho andam de mãos dadas. A rentabilidade mede o potencial de ganhos do negócio e se há um retorno sobre o investimento. Já a lucratividade mede a eficiência dos esforços da empresa, ou seja, a quantidade de lucro gerado pelos esforços.

3 – Giro de estoque

O giro de estoque merece muita atenção e é fator determinante para o crescimento da empresa. Esse medidor tem relação direta com a saúde financeira do estoque. Isso posto, informa ao gestor se há recursos suficientes para trabalhar em estoque, se há a necessidade de reposição, identifica a qualidade e potenciais ameaças no estoque.

4 – Índice de liquidez

O índice de liquidez diz se a empresa detém controle sobre seu fluxo de caixa e situação financeira. Muito além, mostra se a empresa consegue gerar lucro e tem controle sobre seus investimentos ou financiamentos.

Em resumo, é um indicador que revela se a empresa possui recursos suficientes para quitar suas obrigações com terceiros.

5 – Margem de contribuição

Esse indicador traz ao gestor informações pertinentes aos lucros das vendas e traça uma relação com os custos e despesas da loja. Dessa forma, permite a análise de grupos específicos de produtos, a fim de monitorar o retorno de cada real investido e se há possibilidade de cobrir os custos e despesas fixas com esse mix de produtos.

Não basta apenas definir estratégias, boas práticas e ferramentas para atingir metas e objetivos. A primeira coisa que deverá ser feita é determinar quais são os indicadores de performance relevantes que vão levar a empresa ao caminho do sucesso.

O Isolidus ERP conta com um módulo específico para analisar e controlar a situação financeira da sua empresa. Para ter saúde financeira é preciso ter controle e planejamento. Nós podemos te ajudar!

 

Unidade São Paulo - SP
(11) 3181.5480
R. Dr.Guilherme Bannitz, 126
8º andar conj. 81 CV.9476
Bairro: Itaim Bibi
Ver mapaSuporte Técnico 0800Net
Unidade Guararapes - SP
(18) 3637.5480
Plantão E.R.P. (18) 9 9723 .6112
Av. Alberto Braga, 383
Bairro: Continental
Ver mapa

Solicite uma demonstração

A Intersolid E.R.P., a Intersolid Software está presente hoje em mais de 450 lojas, e possui cerca de 6.000 usuários.
Solicite uma Demonstração
Aceitamos