Devido à crise que nosso país sofre hoje, é normal que os comércios passem por momentos difíceis. Como consequência podemos perceber uma queda constante nas vendas de diferentes tipos de comércios do Brasil.

É nesse momento que muitos empreendedores deixam de notar que mesmo com uma situação pouco favorável alguns ainda conseguem se manter em competição e, acima de tudo, estabilizar suas vendas.

Certamente, é isso que você procura para seu comércio, não é mesmo? Afinal, se alguns empreendedores e comerciantes estão superando essa fase é porque devem estar lidando com essa situação de uma forma bem específica e positiva.

Quando chegar o momento de se perguntar: o que fazer quando minhas vendas caírem? Lembre-se desse conteúdo, pois ele vai te preparar para enfrentar essa situação e sair de cabeça erguida. Confira tudo isso logo a seguir!

Como reagir nessa situação de vendas baixas?

Cada empreendedor reage de uma maneira diferente, enquanto alguns se desesperam, outros dão a volta por cima. Esses empreendedores que se desesperam, costumam adotar medidas inadequadas que podem piorar a situação.

O mais importante nesse momento é manter a calma, respirar fundo e analisar cada uma das opções que você tem ao seu dispor. Dessa forma, com sobriedade você consegue visualizar meios de dar a volta por cima nesse quadro negativo.

Para reforçar essas ideias e principalmente te ajudar nesse aspecto, reunimos 5 dicas fundamentais para quem se encontra nessa situação. Saiba agora o que você deve fazer!

Descubra 5 dicas para reverter a queda de vendas

Para muitos empreendedores a solução imediata é reduzir ou mesmo cortar custos no seu negócio. No entanto, você verá que essa tomada de decisão pode não ser a mais aconselhável. Veja!

1 – Não ofereça menos que a excelência em atendimento

Pense bem, se antes já era extremamente importante contar com um atendimento diferenciado, imagina agora, onde as pessoas estão inclinadas a manter as mãos dentro do bolso e gastar apenas o necessário.

Dessa forma, mais do que nunca, contar com um atendimento de excelência é o que você precisa para começar a reverter esse quadro. Para acompanhar essa etapa, cogite utilizar o recurso de cliente oculto, ele pode fornecer informações valiosas.

Essa metodologia cria avaliações a respeito do negócio de acordo com o consumidor final. Dessa maneira, o gestor pode ter acesso a informações como: qualidade de atendimento, tempo de serviço, condições das instalações, padronização de processos e campanhas de marketing e vendas.

2 – Capacite aqueles que te ajudam

Assim como citamos no tópico anterior, onde você deve focar no atendimento, para dar sequência a isso é vital incluir seus funcionários nesse planejamento. Isso porque, eles são o contato direto da empresa com os clientes, não é mesmo?

Evite adotar a estratégia que muitos utilizam quando os ventos não são favoráveis, ou seja, na hora do desespero é comum que os primeiros a serem demitidos, sejam os vendedores.

Pelo contrário, você precisa deles agora mais do que nunca. Dessa forma, procure capacitar seus colaboradores adequadamente com cursos e treinamentos. Busque desenvolver o potencial de cada um individualmente, assim você consegue mensurar o quanto cada um evoluiu com o tempo.

3 – Oferte serviços e produtos diferenciados

Uma das maneiras mais eficazes de enfrentar a queda nas vendas, é aumentar o valor da sua marca com relação aos clientes. Oferecer serviços e produtos diferenciados, pode ser o caminho para que isso aconteça.

Quando você incrementa seu portfólio, você melhora as chances de atingir diferentes públicos e isso certamente coloca suas vendas em evidência. Você deve pensar em produtos que aumentem a recorrência dos clientes no seu estabelecimento.

Quanto mais frequente o cliente se torna, maiores são as chances de efetuar uma compra e acabar se fidelizando à marca.

4 – Busque novos horizontes

Você sempre teve seu público-alvo definido, correto? Mas ao oferecer produtos e serviços diferenciados como sugerimos acima, você ganha margem para trabalhar com diferentes públicos, e certamente isso é positivo para você.

Contar com maior alcance da marca é uma arma que você precisa ter em mãos, para conseguir inovar e buscar diferentes formas de escoar seus bens. Realize campanhas baseadas no que você oferece e direcione para as pessoas certas.

Quanto maior é a diversidade de clientes presentes no seu negócio, maior a oportunidade de criar clientes fiéis que te ajudarão a superar essa insistente situação negativa.

5 – Estime os clientes fidelizados

Agora é o momento em que você é quase que obrigado a colocar em prática diferentes métodos para tentar solucionar a queda nas vendas. Ao passo que procura por diferentes nichos onde fazer parte, você não pode em hipótese alguma, esquecer daqueles que já são clientes fidelizados.

Isso porque, ao sair em busca de novos clientes e mercados, os comércios acabam deixando de lado os clientes fidelizados. Dessa forma, você abre espaço para criar descontentamento e indiferença com seus clientes já presentes na marca.

Crie descontos, promoções e vantagens exclusivas para os clientes fidelizados, ou seja, trabalhe seu programa de fidelização e mostre que você se importa com a opinião e, acima de tudo, a presença deles.

Para determinar seu sucesso nesse momento, é preciso que você se torne à prova de crises. Isso começa por encarar de frente essa situação que assola muitos comerciantes e empreendedores.

Não se esconda ou tome providências que afetem negativamente seu negócio, pelo contrário, crie soluções a partir das dicas que apresentamos acima e observe como a queda das vendas pode ser a oportunidade que faltava para você revelar o potencial do seu negócio.

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