Tem dúvidas sobre a relação margem de lucro X markup? Certamente elas têm grande influência na etapa de precificação do produto para venda. O que pretendemos aqui é tirar suas dúvidas sobre o processo de formação de preço, e essas duas personagens entram em cena.

Se você ainda tem o assunto como uma novidade, aqui vai a explicação básica: tanto a margem de lucro quanto o markup são influenciadores no momento de definir o preço da mercadoria. 

E o que difere um do outro? Por que margem de lucro X markup? Quando considerar cada um e de que modo precificar um produto? É o que vamos te explicar agora. Continue acompanhando o artigo.

Diferenças Entre Margem de Lucro X Markup

A margem de lucro é aquele valor ao que se chega após calcular os custos totais de um produto. É a porcentagem de lucro que uma empresa terá em cima daquilo que foi vendido.

Somando os custos do produto ou serviço e adicionando um valor X para se obter o preço final, você terá reservado a ele a sua margem de lucro.

Em poucas palavras, a margem de lucro é o cálculo que determina a rentabilidade do seu negócio.

Já o markup é um termo utilizado para analisar o quanto o seu preço está acima do custo de produção e distribuição.

O markup, como método de precificação, permite o controle do preço de venda, por meio de um “indicador” ou “índice” que, aplicado sobre o custo de um produto, determina o preço de venda e comercialização.  

A partir do momento em que você começa a calcular o markup dos seus produtos ou serviços, você irá facilitar sua gestão e garantir maior segurança em suas negociações.

Gerenciamento da Precificação

1 – Composição

Antes de mais nada, tenha na ponta do lápis a definição do que compõe o índice. São eles: o custo primário da produção ou para adquirir o produto, as despesas fixas da produção, despesas variáveis e a margem de lucro.

As despesas fixas se tratam de custos como matéria-prima, mão de obra, recursos gastos para o resultado final, estrutura, etc.

Já as despesas variáveis são impostos, comissão de equipe, enfim, tudo aquilo que não tem um custo certo estipulado, que pode ser modificado de acordo com as circunstâncias, períodos, entre outros.

2 – Markup

Para chegarmos ao valor final do produto para venda, vamos ao método do markup. Markup é um índice que se aplica ao custo de uma mercadoria para que seja definido um preço de venda. 

A partir dele é possível determinar um preço que cubra os custos, despesas e, ainda, seja revertido em lucro para a empresa. E por que se faz necessário? Para garantir maior precisão.

O markup permite que cada produto seja avaliado separadamente, ou seja, você pode precificar cada item de acordo com suas particularidades.

3 – Margem de Lucro

E como faremos para chegar à margem de lucro? É agora que você vai entender a questão margem de lucro X markup. 

A margem de lucro é obtida por meio da soma do custo, da despesa operacional, impostos e margem. Torna-se possível calculá-la quando já temos o preço de venda estabelecido, porém a margem de lucro também pode auxiliar na precificação do produto. 

Margem de Lucro X Markup: a Conclusão

E chegamos à conclusão da relação margem de lucro x markup. Ambos são necessários para a precificação do produto, mas ocupam posições e funções diferentes no gerenciamento do preço.

O markup é apenas um índice para se chegar ao preço de venda, não se pode dizer que ele e a margem de lucro são sinônimos. A confusão é frequente, porém não procede.

Vale destacar um ponto importante. Antes de calcular o markup, saiba que você deve considerar o próprio histórico da sua empresa para aplicar os valores nos cálculos. Isso quer dizer evitar discrepâncias inviáveis para o seu negócio.

Definir um preço de mercado condizente com a realidade, levando em conta a concorrência e as transformações da área, é fundamental para alcançar boas vendas. E, mais do que isso, ter o lucro almejado.

A maior influência para “bater o martelo” no preço de cada mercadoria é a sua. Você melhor do que ninguém conhece o seu segmento e a faixa de precificação adequada para ele. 

Outra dica importante é ter foco na sua empresa e no que ela precisa.  

Entendeu como funciona a relação margem de lucro X markup? Compartilhe as informações!

 

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