Para o setor varejista, inovação significa adaptação às mudanças do mercado, o que diz respeito às necessidades e desejos dos clientes. Quando falamos em inovação no varejo muitos fatores podem ser colocados em pauta como a precificação, automação, modernização da marca, etc.

Contudo, não podemos esquecer que inovação também envolve a reestruturação de processos, o que pode ser peça chave para novas estratégias que beneficiam tanto o negócio quanto os clientes.

A premissa de implementar a inovação no varejo precisa ter como fundamento a necessidade de atender os consumidores da melhor forma. Sendo assim, veja quais são as principais mudanças que você pode começar a implementar no seu negócio!

6 Maneiras de colocar em prática a inovação no varejo

1 – Transformação digital

A transformação digital já está acontecendo em todos os setores do mercado e no varejo não deve ser diferente. A era digital mudou a forma de vender e hoje, mais do que nunca, empresas de varejo precisam marcar presença no digital para não perder para a concorrência.

A integração entre o físico e o digital deve ser tida como uma estratégia que tem como a única finalidade o aumento de vendas. Um bom exemplo é a rede de supermercados Pão de Açúcar, que está presente em todos os canais de comunicação, mantendo estratégias distintas em cada um deles.

O cliente não compra a partir de determinado canal, mas sim porque a marca se faz presente no dia a dia do consumidor.

2 – A diversificação das prateleiras

O que faz um cliente comprar na conveniência mais próxima e não no seu supermercado? Sem dúvidas, é a variedade de produtos aliada ao bom preço. Quando os clientes vão até seu estabelecimento eles querem ver uma prateleira repleta de itens de utilidade e ao mesmo tempo novidades que possam despertar algum tipo de necessidade.

Exatamente por isso é que há a necessidade e de entender o perfil dos clientes para que você possa reinventar seu estoque de produtos e consequentemente aumentar as vendas.

3 – Identidade da marca

Como sua marca é reconhecida na região? É preciso ter uma identidade forte para conseguir se destacar no mercado e quando falamos em inovação no varejo, esse é um dos primeiros fatores que devem ser levados em conta.

Como você quer ser lembrado pelos clientes? Qual posição quer ter no mercado? Qual é o seu diferencial?

Empresas com “alma” atraem muito mais clientes do que só mais uma empresa no mercado.

4 – Automação no varejo

Quando um negócio está em constante expansão a automação acaba sendo uma consequência inevitável. Por vezes, a escolha das melhores ferramentas, do ERP e dos sistemas para gestão de processos deve ser a fundamental.

A automação no varejo consiste em substituir vários tipos de processos manuais que levam tempo e transformar tudo em processos automáticos. Dessa maneira, há uma mudança significativa na produtividade, na rentabilidade e na redução de falhas, o que consequentemente ajuda na redução de custos.

5 – Inovação no estoque

A ruptura de estoque e desperdícios são causas número 1 da redução de faturamento de um estabelecimento. Quando não há uma gestão eficiente no estoque, possivelmente estará mais suscetível a riscos que podem colocar a empresa no rumo da falência.

Nesse caso, investir em ferramentas que possam gerenciar com facilidade, organizar o estoque, estabelecer alarmes críticos, automatizar processos e realizar uma auditoria completa no estoque é essencial para inovar

6 – Estratégias de precificação

A precificação sempre foi uma excelente estratégia para se manter competitivo, mas nos dias de hoje é preciso ser muito mais assertivo para não perder tempo nem dinheiro.

Dessa maneira, a melhor forma de acertar nos preços sem que afete suas vendas é ter um software específico ou então um software de gestão completo que apresente esse módulo de criar diferentes tipos de estratégias de precificação que vão de acordo com os objetivos do seu negócio.

Inovar no varejo é um exercício de percepção e adaptação constante. Quando colocamos à frente o cliente, podemos identificar novas necessidades que podem ser transformadas em estratégias dentro do estabelecimento.

E você, já está preparado para a inovação no varejo?

Unidade São Paulo - SP
(11) 3181.5480
R. Dr.Guilherme Bannitz, 126
8º andar conj. 81 CV.9476
Bairro: Itaim Bibi
Ver mapaSuporte Técnico 0800Net
Unidade Guararapes - SP
(18) 3637.5480
Plantão E.R.P. (18) 9 9723 .6112
Av. Alberto Braga, 383
Bairro: Continental
Ver mapa

Solicite uma demonstração

A Intersolid E.R.P., a Intersolid Software está presente hoje em mais de 450 lojas, e possui cerca de 6.000 usuários.
Solicite uma Demonstração
Aceitamos