A dificuldade em medir o nível de perdas e rupturas no varejo é um problema frequente que tem prejudicado muitos supermercados. Um problema agravante que pode impactar até na competitividade da empresa.

Também conhecido como “out of stock – OOS”, traduz uma dificuldade comum e custosa entre os donos de supermercados de registrar essas vendas perdidas, porém há a necessidade de um impulsionamento de ações de prevenção das rupturas para evitar principalmente a insatisfação dos clientes.

Uma das medidas mais comuns de evitar as perdas e rupturas de estoque é o checkout, em que reúne uma pesquisa feita pelos próprios consumidores sobre a falta de determinados produtos. Mas será que somente isso resolve o problema?

A auditoria de processos como solução para a ruptura de gôndola

A chamada ruptura de gôndola, que é a ausência de produtos em estoque, é a causa número 1 do baixo índice de lucratividade de um estabelecimento. Considerando a necessidade de se reposicionar no mercado, as empresas estão recorrendo à auditoria de processos internos como uma forma de sanar esse problema evidente.

Essa ferramenta pode oferecer um suporte completo para ajudar o gestor nas tomadas de decisões e no controle do estoque de gôndolas. É mais do que uma “ação fiscalizatória”, o que acabou se tornando uma verdadeira ferramenta de gestão.

Um dos principais pontos da auditoria é que não se limita apenas a exames documentais, mas sim utiliza a implementação de ações que visam controlar a aquisição de matérias-primas, o planejamento de vendas, desperdícios, irregularidades no inventário e ociosidade em todos os setores.

A partir disso, já conseguimos perceber a relevância dessa ferramenta, que tem como principal finalidade prevenir problemas de estoque, além de atuar em várias atividades organizacionais como nos setores: fiscal, patrimonial, produção (qualidade e controle), de pessoal, estratégico, etc.

Uma vez que o estoque constitui os principais ativos da empresa, a auditoria de processos vem para determinar a quantidade, a qualidade e a exatidão de cálculos que envolvem todo o controle de inventário.

Como aplicar a auditoria de processos?

O controle de processos internos compreende um plano organizacional, aliado a um conjunto de métodos e estratégias adotadas pela empresa, a fim de promover a eficiência operacional e prevenir quebras e rupturas no estoque.

Como forma de sanar as principais dificuldades encontradas pelos estabelecimentos, no que diz respeito à ruptura de estoque, o Grupo Intersolid desenvolveu o Isolidus Octopo. É um sistema de auditoria minuciosa que visa controlar todas as atividades desenvolvidas na sua empresa em nuvem e em tempo real.

Uma solução totalmente eficaz para organizar os processos de estoque e prevenir perdas e rupturas. Com essa ferramenta é possível criar e automatizar novos planos de ação, definir alertas críticos de baixa de estoque, controlar metas de conformidade, analisar o desempenho de ações e muito mais.

Conheça agora mesmo a solução Isolidus Octopo e acabe de uma vez por todas com a falta de produtos em suas gôndolas.

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