Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas), a ruptura de estoque é um problema que assola grande parte dos varejistas do Brasil, e que configura uma grave fonte de prejuízo.

A disponibilidade e distribuição correta dos produtos são fatores primordiais para que o pequeno varejista garanta sucesso e crescimento.Porém, quando existe uma compra os produtos sem levar em conta o planejamento,a necessidade de cada setor e o alinhamento de vendas, possivelmente resultará em sérios.

A ruptura de estoque acontece quando há falta de determinados produtos nas gôndolas. Quando isso acontece pode gerar grandes frustrações que vão desde a insatisfação dos clientes a redução do faturamento. Além disso, pode até impactar no processo de fidelização, uma vez que estes clientes podem procurar esse mesmo produto em outras lojas concorrentes.

Melhores práticas para evitar a ruptura de estoque

Uma das maiores causas da ruptura de estoque é a falta de alinhamento entre demanda e oferta. É claro, que esse fator pode ser uma variável que desafia o gestor, porém, devemos levar em conta a fidelidade do perfil de público da sua loja e a disponibilidade das indústrias e fornecedores.

As gôndolas do seu estabelecimento são como vitrines para chamar a atenção dos consumidores. Dessa maneira, é preciso que haja uma disposição estratégica e organizada dos produtos.

Além disso, estabeleça alguém responsável por verificar diariamente a disponibilidade de cada produto. Essa prática irá facilitar o controle e posteriormente evitar problemas com a ruptura de estoque.

Definir estratégias para melhorar o controle de estoque como a análise da curva ABC, conferência de estoque, esquema PEPS,planejamento de demanda e gestão, análise de categorias, definição de estoque mínimo e estoque de segurança, etc.

No final das contas, somente uma boa gestão de fluxo de vendas e estoque pode equilibrar o faturamento da empresa.

A auditoria como solução para a ruptura de estoque

Agora, se você quer uma solução totalmente eficiente que é capaz de identificar as falhas e oportunidades de implementação de melhorias, a auditoria de estoque precisa acontecer nos processos da sua empresa.

Essa é uma das ferramentas de gestão que tem como finalidade fiscalizar, analisar e resolver problemas dos processos logísticos,organizacionais e operacionais do setor de estoque.

Qualquer irregularidade, desperdício, excesso de matéria-prima e ociosidade é identificado pela auditoria. Além disso, todas as informações colhidas por uma auditoria de processos podem ser utilizadas como base nas tomadas de decisões que envolvem o setor fiscal, de produção e estratégico.

Mas como aplicar uma auditoria de estoque na minha empresa?

O Grupo Intersolid desenvolveu o Isolidus Octopo. Uma ferramenta essencial para manter a loja em pleno funcionamento. Consiste em uma série de práticas para implementação da auditoria de processos, que visa alinhar de forma sistemática e cuidadosa as principais atividades desenvolvidas nas operações da empresa. Tudo isso pode ser acompanhado em tempo real, já que seu armazenamento é feito na nuvem.

A partir do Isolidus Octopo é possível elaborar automaticamente planos de ação eficientes, criar alertas críticos de falta de produtos em estoque, controlar metas de conformidade, compartilhar análises de desempenho e muito mais.

Conheça nossa solução para eliminar de vez a possibilidade de ruptura de estoque na sua loja. Nós podemos te ajudar!

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