Quando falamos em avanços tecnológicos que têm como finalidade a otimização de processos, o setor varejista é o que mais se beneficia. Nesse cenário, o Business Intelligence é uma ferramenta estratégica que tem forte impacto.

Hoje em dia não há como falar de inovação e competição no mercado sem falarmos do Business Intelligence.

É um conceito que vem ganhando forte posição no meio corporativo. Visa a coleta de dados, análise e armazenamento das principais informações que tem como finalidade auxiliar nas tomadas de decisões e planejamento para expansão e crescimento da empresa.

O Business Intelligence se alia a um software de gestão para reunir todas essas informações e torná-las mais acessíveis e facilmente compreendidas pelo o gestor. Desse modo, o diferencial competitivo, hoje, fica por conta do Business Intelligence.

Business Intelligence no varejo

No varejo, pode-se notar benefícios do uso dessa ferramenta de gestão que impacta a agilidade no atendimento ao cliente, melhor relacionamento no pós-venda, logística eficiente e melhora a gestão de processos.

A integração pode ser feita com qualquer outro ERP e o uso destas ferramentas constroem o Business Intelligence no varejo, proporcionando uma gestão focada na estratégia empresarial. Além disso, veja o que mais o BI pode trazer para seu negócio varejista:

Controle de estoque

O estoque é fator de extrema importância em um negócio de varejo. Em um processo operacional e faz necessário muita assertividade na reposição e na compra de mercadorias, a fim de evitar a ruptura de estoque ou desperdício de dinheiro.

Nesse contexto, o BI permite ao gestor maior controle de todos os processos acerca do estoque, que envolve a quantidade de produtos disponíveis e a frequência ideal de compra. Isso garantirá que o gestor tenha muito mais organização e possa programar melhores ações para otimizar o estoque.

Retenção de clientes

A grande taxa de retenção de clientes é um dos fatores que mais chamam a atenção na aplicação do Business Intelligence.

 Diante de todos os benefícios apontados no atendimento ao cliente e pós-venda, a retenção de clientes é certa. Só para termos como base real, segundo pesquisas com empresas que já fizeram uso do BI, afirmaram que lojas e estabelecimentos físicos são os que mais podem gerar benefícios com o BI em tempo real.

Alinhamento financeiro e metas

Tudo o que envolve tomadas de decisões giram em torno do financeiro. Para qualquer tomada de decisão são necessárias informações, dados, métricas, cenários e análises que precisam ser mais assertivas possível.

Dessa forma, o gestor está preparado para criar planejamentos para atingir as principais metas da empresa. As ferramentas do Business Intelligence são ideais para acompanhar metas e monitorar a evolução.

O BI ajuda o gestor a compreender todo o cenário atual da empresa de uma forma sistêmica, controlando o fluxo de caixa e toda a saúde financeira do negócio.

Controle de fornecedores

A escolha exata dos fornecedores implica no crescimento ou na estagnação da empresa. Afinal, qualquer atraso na entrega, falta de produtos ou falha na demanda podem gerar prejuízos incontáveis.

O Business Intelligence é responsável por ajudar o gestor a mensurar a qualidade de cada fornecedor, assim como a relevância para os objetivos da empresa. Em questão de relacionamento com o fornecedor, o BI também pode ajudar a melhorar ações proveitosas.

Embora a maioria dos gestores tenham o conhecimento da relevância do BI, poucas empresas colocam essas estratégias em prática. Isso significa que há maiores oportunidades para quem quer inovar no mercado varejista, podendo atingir uma posição que beneficia tanto o crescimento quando a expansão.

O módulo Business Intelligence do Isolidus ERP fornece aos executivos grande flexibilidade para acessar informações críticas de negócios, onde e quando for necessário.

Com o BI, você utiliza filtros e realiza drill down chegando ao detalhamento da informação, podendo enviar e-mail e comentar os relatórios, diretamente no aplicativo. É possível, ainda, reportar aos demais usuários definições de metas e resultados da empresa, garantindo workflow da equipe.

Conheça mais sobre o Isolidus ERP do Grupo Intersolid e saiba como implementar estratégias de Business Intelligence que realmente funcionam para o seu negócio!

 

Unidade São Paulo - SP
(11) 3181.5480
R. Dr.Guilherme Bannitz, 126
8º andar conj. 81 CV.9476
Bairro: Itaim Bibi
Ver mapaSuporte Técnico 0800Net
Unidade Guararapes - SP
(18) 3637.5480
Plantão E.R.P. (18) 9 9723 .6112
Av. Alberto Braga, 383
Bairro: Continental
Ver mapa

Solicite uma demonstração

A Intersolid E.R.P., a Intersolid Software está presente hoje em mais de 450 lojas, e possui cerca de 6.000 usuários.
Solicite uma Demonstração
Aceitamos