O desenvolvimento estratégico do setor de marketing é essencial para uma boa gestão empresarial de empresas varejistas. Precisa estar alinhado aos objetivos do negócio desde o início, pois é este setor que irá determinar um caminho seguro para a empresa crescer de maneira sucessiva.

Por meio dessa área administrativa, é possível analisar oportunidades, ameaças e criar potenciais cenários de riscos para prevenir problemas futuros. Enquanto o setor de marketing possui o poder da divulgação e atrai resultados positivos, o gestor consegue extrair informações importantes que poderão servir de base para tomadas de decisões e para a criação de um planejamento efetivo com foco em crescimento.

Contudo, alguns fatores são fundamentais para que esse setor desempenhe bem suas funções à expectativa do mercado varejista. Principalmente empresas que estão iniciando nesse mercado, poderão se deparar com grandes desafios e para isso é necessário agir de forma estratégica.

Confira a seguir como melhorar o desenvolvimento da equipe de marketing do seu negócio!

5 dicas para aumentar a performance da equipe de marketing no varejo

1 – Implemente novas ferramentas de vendas

Quando falamos no setor de marketing alinhado ao setor de vendas, podemos também falar de pricing estratégico. Esse é um novo conceito que tem aberto novas oportunidades para muitas empresas crescerem no mercado de forma significativa.

Para manter-se em competitividade, a estratégia de precificação precisa ser efetiva, a fim de aumentar a lucratividade da empresa e ainda assim gerar um valor percebido ao consumidor que se converta em benefícios.

2 – Posicionamento e proposta de valor

O posicionamento é a maior estratégia de marketing que uma empresa pode ter. A partir dessa estratégia, uma empresa define como quer ser vista no mercado pelo seu público-alvo. Dessa forma, passará ao consumidor uma imagem que ele espera do seu negócio, gerando maior expectativa em relação aos seus produtos.

A exemplo de uma rede de supermercados, uma proposta de valor que funciona e atrai muitos consumidores interessados é, sem dúvidas, o preço competitivo dos produtos. Quem se posiciona dessa forma no mercado, é visto pelos consumidores como a melhor rede de supermercados para economizar, ou seja, que oferece maior custo benefício.

3 – Gestão de promoções

Faz parte também do trabalho do setor de marketing elaborar promoções estratégicas e atrativas que venham aumentar as vendas sem prejudicar os ganhos da empresa. Ter uma ferramenta para gestão de promoções é essencial para aumentar a produtividade do setor de marketing.

Por exemplo, com o Isotis PDV do Grupo Intersolid, é possível configurar combinações de várias promoções e ainda gerar funcionalidades de novos serviços para implementar no frente de caixa.

4 – Invista na experiência de compra do cliente

Aqui vale uma ressalva de que a experiência de compra do cliente envolve desde o primeiro momento em que o cliente foi impactado pelas estratégias de marketing até o momento de efetivar a compra.

Então, tendo em vista os aspectos que influenciam na boa experiência de compra, podemos citar:

• Boa localização do estabelecimento;

• Variedade de produtos;

Auditoria de processos visando o bom controle de estoque;

• Experiência multiformato de vendas;

• Gôndolas organizadas e categorizadas;

• Variedades de formas de pagamento;

Software de gestão para analisar toda a experiência do consumidor e estabelecer novas estratégias para aumentar as vendas.

5 – Foco no relacionamento com o cliente

O bom atendimento ao cliente também faz parte do processo de experiência do consumidor em seu estabelecimento. Dessa forma, se o cliente se sentir à vontade em seu estabelecimento e ter um excelente atendimento, será mais uma recomendação positiva que trará retorno ao seu negócio.

O setor de marketing, nesse caso, fará o trabalho de planejar ações de atendimento personalizado de acordo com o perfil do consumidor. Além disso, poderá expandir essas estratégias de atendimento para o meio digital. Investir em presença online também aumentará o potencial do seu negócio, e para isso o setor de marketing será fundamental.

Ainda não conhece tudo o que o software de gestão da Intersolid pode oferecer ao seu estabelecimento? O Isolidus ERP é um software que conta com uma ampla gama de recursos para ajudar na implementação de novas estratégias no mercado varejista. Conheça agora mesmo ou fale com um de nossos consultores!

 

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