Empresas que trabalham diretamente com a oferta varejista convivem todos os dias com incertezas, devido ao ameaçador cenário competitivo. Justamente por isso que é fundamental obter um bom controle das atividades que envolvem o controle de estoque.

A instabilidade gerada pela relação de estoque excessivo e falta de recursos prejudica especificamente as finanças de uma empresa. O excesso de estoque, por sua vez, significa dinheiro parado. Por outro lado, a falta de recursos significa a perda de vendas.

Uma forma de gerir o estoque com eficiência é basear-se na previsão de demanda. As técnicas de previsão de demanda reduzem os riscos, potencializam o alcance de resultados positivos e ajudam a reduzir custos. Acompanhe!

O conceito de previsão de demanda

Geralmente empresas varejistas direcionam ações e estratégias de acordo com a evolução da procura. No entanto, contar com a sorte não é uma opção para a empresa que quer expandir rapidamente. A previsão de demanda significa uma variável importante que precisa estar dentre os processos da gestão de estoque.

Essa técnica de gestão é a base fundamental para tomar decisões estratégicas e planejar ações de vendas, compras, finanças, etc. Veja o impacto da previsão de demanda nos seguintes departamentos:

Produção: otimização da programação, controle de estoque e planejamento.

Setor de marketing: melhora o direcionamento das vendas, promoções assertivas e potencial para agregar novos produtos na gôndola.

Finanças: direcionamento estratégico dos investimentos e planejamento orçamentário.

Equipe: otimização do planejamento de contratações, organização de recursos humanos e melhor direcionamento de mão de obra.

Previsões de demanda bem elaboradas proporcionam à empresa uma excelente integração de processos, direcionamento de mão de obra e gestão de estoque com menos custos. Além disso, garante objetividade e flexibilidade diante de procuras extras, ou seja, a empresa só tem a ganhar.

Principais etapas da implementação de previsão de demanda

previsão de demanda

Antes de mais nada, vale ressaltar que a previsão de demandas imprecisa pode resultar em situações de riscos como não atender às demandas impostas pelo mercado ou aumentar o capital de giro e custos com abastecimento de estoque em excesso.

Um fator que colabora para a implementação da previsão de demanda com baixa acuracidade é optar por métodos de previsão inadequados. Por outro lado, a escolha do método de previsão ideal depende de vários aspectos como o mix de produtos, orçamento disponível, etc.

Existem vários modelos de previsão de demanda para controle de estoque. No entanto, dois grupos se destacam: método qualitativo e método quantitativo.

O método qualitativo leva em conta análises feitas a partir do corpo gerencial da empresa ou especialistas. Essas pesquisas são transformadas em tendências de procura de consumidores e relacionados com o setor de vendas.

Além das técnicas de análises que envolvem opiniões de gestores, experiência e conhecimento técnico, existem as técnicas exploratórias, isto é, técnicas que resultam na construção de possíveis cenários. Dentre eles podemos citar: o método Delphi, pesquisa de mercado, júri de executivos e força de vendas.

Já o método quantitativo divide-se em dois grupos distintos que são: séries atemporais e modelos casuais. Trata-se de técnicas que utilizam a matemática para analisar o histórico de demandas, identificar a variável dependente, além das variáveis independentes como PIB, inflação e perfil de consumidor.

Dessa forma, fica mais simples determinar padrões de futuras demandas, sendo o segundo método muito mais eficiente e assertivo.

Após a identificação do método ideal para a sua empresa, outra etapa torna-se fundamental, a etapa de acompanhamento de resultados. Isso ajuda muito a identificar erros de previsão, que servirão para posteriores análises e atualização de parâmetros.

Como fazer a previsão da demanda de forma prática

A aquisição de um sistema de gestão completo que traga módulos específicos para o gerenciamento eficaz de estoque é a melhor forma de começar a implantar essa estratégia.

Isso porque o sistema de gestão é capaz de reunir informações importantes de todos os departamentos da empresa, assim como informações de compra, venda e situação de estoque. Dessa maneira, facilita a identificação de produtos que possuem maior rotatividade.

Além disso, ajuda a automatizar processos, aumentando a eficiência dos processos operacionais e trazendo informações precisas sobre o financeiro. Outras vantagens em aliar um sistema de gestão com a previsão de demanda são: garantir a segurança de dados, otimizar o planejamento e controle, padronizar ações e monitorar o crescimento da empresa em tempo real.

O Isolidus ERP é um sistema inteligente que possui funcionalidades essenciais para o controle de estoque, inclusive ajuda a equilibrar o monitoramento de mix de produtos no varejo.

É possível realizar um controle diário que calcula a curva ABCD, ou seja, mantém cada item do mix de produtos atualizado. Além disso, o software ajuda a projetar demandas realizando a emissão de pedidos conforme o nível de serviço de cada curva, levando em conta o volume e a saída de cada item no estoque. Utilizando-se do indicador curva ABCD é possível ainda realizar um planejamento completo de produção ou aquisição de recursos.

Um dos maiores diferenciais do Isolidus ERP para controle de estoque é a possibilidade de gerenciar a inserção de novos produtos no mix. A partir dessa funcionalidade, o responsável pode identificar com clareza quais são os produtos que não tiveram saída. Dessa forma, a empresa consegue manter o mix sempre saudável. Todos os dados são armazenados em nuvem de forma segura e organizada.

Resumindo, o negócio varejista terá como benefícios um maior controle do mix, redução significativa de ruptura, aumento de faturamento, redução de quebras, eliminação de excesso no estoque, maior liquidez, redução de custos e consequentemente o aumento de lucratividade.

Conheça o Isolidus ERP e saiba como podemos te ajudar a implementar com segurança a previsão de demanda para o controle de estoque eficiente.



Unidade São Paulo - SP
(11) 3181.5480
R. Dr.Guilherme Bannitz, 126
8º andar conj. 81 CV.9476
Bairro: Itaim Bibi
Ver mapaSuporte Técnico 0800Net
Unidade Guararapes - SP
(18) 3637.5480
Plantão E.R.P. (18) 9 9723 .6112
Av. Alberto Braga, 383
Bairro: Continental
Ver mapa

Solicite uma demonstração

A Intersolid E.R.P., a Intersolid Software está presente hoje em mais de 450 lojas, e possui cerca de 6.000 usuários.
Solicite uma Demonstração
Aceitamos