A conferência cega de mercadorias é fundamental para que se tenha um alinhamento entre o que está descrito na nota fiscal e o que realmente foi recebido para estoque. O profissional responsável pelo recebimento das mercadorias deve fazer uma breve vistoria para conferir se há divergências de informações.

Se o conferente encontrar divergências, essa carga de mercadorias deverá ser devolvida. Caso contrário, abrirá a ordem para armazenamento em estoque.

Esse tipo de conferência é realizado geralmente em estabelecimentos de varejo em geral que lidam com grandes distribuidoras. Dentre os principais benefícios da conferência cega de mercadorias temos a precisão de estoque, redução de perdas no inventário e a redução de riscos financeiros.

Essa etapa de conferência precisa acontecer para evitar inúmeros tipos de problemas que vão desde falhas no processo de produção até erros na administração.

Como fazer uma conferência cega de mercadorias eficiente?

O processo de conferência cega deve iniciar a partir do momento em que a carga do fornecedor chegar até o setor de entregas. A carga chegará juntamente com a nota fiscal, esta apresentará uma relação de dos itens contidos na carga.

A Nota fiscal é então direcionada até o setor de acatamento de Notas Fiscais, onde será emitido um formulário com ordem de conferência através de um software específico. Esse documento consta uma relação de nomes e códigos que auxiliam o conferente na contagem dos itens.

Haverá então o confrontamento do que se encontra na nota física com o que realmente se encontra na carga recebida. Com isso, será possível identificar faltas de produtos que foram lançados na Nota Fiscal.

Há duas formas de realizar a conferência cega, a primeira é através da contagem e anotação manual. Essa é a forma mais econômica, porém mais trabalhosa, que toma tempo e produtividade dos setores.

A segunda maneira de realizar a conferência de forma mais rápida é através de um coletor de dados. Dentro do processo de conferência, o profissional precisa contar o estoque, conferir o recebimento e realizar a expedição de mercadorias.

Isso não precisa ser um processo complexo. Além disso, a maioria das empresas gastam altos investimentos em coletores de dados, gastam com treinamento de equipe, testes de implementação e isso muitas vezes, inviabiliza a mobilidade e atrasa o tempo de resposta do seu negócio perante a competitividade do mercado.

Aprenda a escolher um coletor de dados

Esse cenário que mencionamos anteriormente pode ser revertido a partir da escolha de um software ideal. Você já conhece o Incolecta?

Entendemos que as metas e objetivos das empresas devem ser alinhados ao público cada vez mais exigente. Dessa forma, desenvolvemos o aplicativo Incolecta, que traz um excelente custo benefício e possui um sistema descomplicado, ou seja, sem pranchetas, letras difíceis de entender, lançamentos manuais ou trabalho dobrado.

Por meio de um dispositivo móvel é possível obter o aplicativo que possui usabilidade baseada nas melhores técnicas de desenvolvimento mobile. É um sistema ágil de rápida captura que dispensa a leitura de códigos de barras.

Dessa forma, o conferente terá mais autonomia em agilizar os processos de conferência cega e mais assertividade nos lançamentos de informações. Caso queira conhecer mais sobre essa funcionalidade do Isolidus E.R.P, confira mais informações na página oficial do aplicativo.

Esqueça o alto investimento em um coletor de dados, agora você só precisa de um App!

Unidade São Paulo - SP
(11) 3181.5480
R. Dr.Guilherme Bannitz, 126
8º andar conj. 81 CV.9476
Bairro: Itaim Bibi
Ver mapaSuporte Técnico 0800Net
Unidade Guararapes - SP
(18) 3637.5480
Plantão E.R.P. (18) 9 9723 .6112
Av. Alberto Braga, 383
Bairro: Continental
Ver mapa

Solicite uma demonstração

A Intersolid E.R.P., a Intersolid Software está presente hoje em mais de 450 lojas, e possui cerca de 6.000 usuários.
Solicite uma Demonstração
Aceitamos