Quando uma empresa está começando a ser inserida no mercado, um fator muito importante precisa ser definido, o perfil do público-alvo. Somente assim, o gestor conseguirá elaborar ações mais assertivas que vão de encontro aos seus maiores objetivos.

Seja qual for o seu segmento, haverá perfis de públicos diferentes que irão se comportar de formas distintas diante de uma promoção ou campanha. No varejo, conhecer os tipos de consumidores é muito importante tanto para melhorar o atendimento quanto para criar processos de vendas mais dinâmicas.

Outro benefício que obter esse conhecimento traz é entender as principais necessidades e motivações de compra de cada perfil. Isso beneficiará futuros investimentos e ajudará a aumentar o retorno de cada ação realizada.

A importância da segmentação de público no varejo

A concorrência acirrada no varejo exige que a empresa obtenha uma análise aprofundada sobre seu público-alvo, a fim de atingi-lo de forma mais assertiva, o que resultará em aumento de vendas.

O planejamento de campanhas de marketing, por exemplo, precisa ser direcionado para chamar a atenção do consumidor para sua loja. Quando uma empresa já tem um posicionamento definido, fica mais fácil selecionar o tipo específico de público-alvo e trabalhar ações em cima dele.

Dessa forma, sua loja irá atrair o público que combina com suas políticas, metas e objetivos. A experiência de compra do cliente também é otimizada, uma vez que as expectativas são atingidas com sucesso.

O que faz com que o consumidor escolha a sua loja?

Hoje o cliente tem o poder de escolha e pesquisa na palma da mão. Basta uma rápida pesquisa na internet e ele pode comparar preços e escolher qual produto ou serviço se encaixa melhor no seu orçamento.

Opções é que não faltam no varejo, cabe a você saber se diferenciar. Mas qual é o fator que o consumidor leva em conta ao definir se uma marca é melhor para ele?

A resposta está nas informações que você oferece sobre seu produto ou serviço, na influência que sua marca tem no meio social, o valor que sua empresa leva até o consumidor e, não menos importante, o preço competitivo.

Como definir o perfil de público de sua loja

Faça pesquisa de mercado

Pesquisas são indicadas a todo momento na jornada do negócio, mas nessa etapa a pesquisa de satisfação do cliente, pesquisa de tendências, pesquisa de concorrência e pesquisa de preferência por produtos. Essa etapa demanda muito esforço e tempo para obter um direcionamento concreto para os próximos passos.

Com todas essas informações em mãos, o gestor consegue elaborar o perfil ou os perfis de público existentes em seu estabelecimento. Essas informações podem complementar campanhas ou direcionar o lançamento de novos produtos.

Escolha os canais de comunicação certos

Quando se tem em mente os tipos de clientes que se interessam pelos seus produtos ou serviços, há a necessidade de escolher os canais de comunicação que podem atingir esses perfis.

Já que estamos falando de empresas de varejo, quanto maior for o raio de alcance de suas campanhas, maior será o resultado. Dessa forma, ao pensarmos em gastos com publicidades, podemos utilizar o meio digital para reduzir custos e ainda assim atingir maior número de pessoas.

A vitrine virtual é uma tendência que veio para ficar. Desse modo, dependendo do tipo de público que sua empresa tem, tente investir em canais de comunicações digitais, não esquecendo de aliar aos meios de comunicação comuns que ainda funcionam como panfletos, anúncios multi formato, etc.

Implemente a gestão de clientes

O mercado varejista é um dos que mais sofrem com a perda de clientes. Sendo assim, a retenção de clientes é um processo fundamental para que sua loja atraia mais consumidores e aumente a rentabilidade.

A gestão de clientes possibilita reduzir a rotatividade de consumidores, reduzir perdas e rupturas de estoque, gestão de preços e melhora a gestão, como um todo, do seu negócio.

O software de gestão Isolidus ERP traz esse e muitos outros módulos que ajudam sua empresa a organizar processos, realizar auditorias, controlar documentos, criar promoções e analisar o seu público-alvo. Se interessou? Então conheça um pouco mais sobre a solução que seu negócio precisa!

 

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