Tem o desafio em mãos de descobrir como aumentar a rentabilidade da loja, mas tem receio de perder clientes? Você não está sozinho. Esse é um impasse de muitos empreendedores e é totalmente compreensível.

A decisão de aumentar os preços ao cliente pode gerar insegurança. Entenda, porém, que uma boa estratégia pode conseguir aumentar a sua rentabilidade e manter clientes fiéis. E de que forma isso é possível? É o que apresentamos a seguir.

Você verá que a relação de preço e valor é a chave para o sucesso do seu negócio neste momento. Confira.

Dicas de Como Aumentar a Rentabilidade da Loja

1 – Preço Baixo

Nem sempre baixar o preço de um produto garante a venda. Essa atitude pode até gerar uma desconfiança por parte do cliente. “Afinal, será que este item é bom mesmo?” 

Portanto, não pense em ter como saída vender mais por menos para conseguir um bom retorno financeiro. Então, o que fazer? 

Já ouviu falar em pricing? E mark-up? Mark-up é uma fórmula utilizada para calcular preços a partir de custos, volume e custos unitários. Mas não é o jeito mais eficiente de se fazer isso.

Atenha-se ao preço que o consumidor está disposto a pagar pelo produto. Ele irá pagar pelo valor, e não pelo preço. O pricing é a delimitação do preço ideal.

2 – Valor

Enquanto a concorrência baixa o preço, você descobre que essa resolução iria prejudicar seus lucros. O que fazer? Faça com que os clientes percebam o valor daquilo que oferece.

Isso quer dizer que mesmo que não baixe, e aumente os preços, os consumidores não deixarão de comprar. Entenda como aumentar a rentabilidade da loja é possível minimizando riscos.

O valor compensa o preço, e o seu foco deve ser esse, criar mais valor para a sua mercadoria. O cliente irá perceber que os benefícios compensam o valor mais alto.

3 – Diferencial

Outra forma de garantir as suas vendas é através do seu diferencial. O que a sua loja oferece que a concorrência não tem?

O cliente deve entender que, ainda que o “vizinho” tenha produto X, vale a pena pagar mais caro no que só você tem. É por esse raciocínio que você deve trabalhar.

Sendo assim, podemos concluir que um consumidor fidelizado não irá deixar de comprar de quem ele tem confiança e sabe que ele é único. Agradar o consumidor demanda pesquisa constante. Esteja atento ao que ele deseja.

É claro que, quanto mais competitivo é o mercado, mais difícil torna-se ser único e trazer sempre inovação. Mas vale a pena, e você deve analisar sempre as tendências do seu segmento.

4 – Internet

Qual o perfil do consumidor que tem acesso a pesquisas sobre produtos 24 horas por dia? É alguém exigente, que conhece todas as alternativas e já avaliou a sua loja e a dos seus concorrentes. 

O cliente dos dias atuais sabe quem tem o melhor produto, o melhor preço, localização mais cômoda, atendimento de excelência, entre muitos outros quesitos importantes. Com essa observação, conclua que é fundamental conquistá-lo logo de cara.

Tenha sensibilidade em verificar o comportamento dele diante de um reajuste de preço ou da oferta de um produto mais caro, porém igualmente de melhor qualidade. 

5 – Produtividade

Quer uma alternativa para não ter de elevar preços? Analise seus processos e gastos. Sempre é possível otimizar os recursos e fazer economia. Esse é um passo primordial para descobrir como aumentar a rentabilidade da loja.

Como está a logística? E quanto ao pagamento de fornecedores? Consegue efetuá-lo em dia e evitar juros?

Você tem um bom controle de estoque? Evita desperdícios? E os outros setores, são eficientes? Poupar tempo é lucrar mais. Tenha ferramentas que te auxiliem na gestão inteligente da loja.

Como Aumentar a Rentabilidade da Loja Através da Experiência

Tenha foco na experiência do consumidor. Essa é uma carta na manga que você deve usar quando tiver de subir preços.

O bolso do cliente irá sofrer menos, caso ele perceba que fez um ótimo negócio. O que ele deseja é ter soluções e facilidades na sua vida, variedade e se sentir valorizado.

Suas metas devem se voltar para atender a essas demandas. Uma vez que ele sinta que foi amplamente atendido, o preço mais alto terá sido justificado.

A estratégia eficaz que te mostrará como aumentar a rentabilidade da loja é expor ao cliente que fez melhorias para ele. Como consequência, haverá alguns reajustes. Ponto.

Há diversas formas de aumentar a geração de renda, mas investir em uma estratégia de pricing bem formulada é ainda a melhor escolha. Conte com um bom sistema de ERP com esse módulo integrado. Dessa maneira, além de obter um gerenciamento efetivo, você ainda poderá elaborar uma estratégia de precificação adequada para os objetivos do seu negócio. 

Agora você já sabe como aumentar a rentabilidade da loja. Coloque em prática nossas dicas e sucesso!

 

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