O setor supermercadista vem passado ao longo dos anos por inúmeras transformações para se adequar às mudanças e necessidades dos consumidores. Ao mesmo tempo em que é preciso moldar estratégias para atingir o público certo, é necessário também manter a margem de lucratividade. É nesse cenário que a transformação digital se faz presente.

Diante das inovações tecnológicas e avanços da modernidade, o setor se vê obrigado a participar dessa nova era, já que essa transformação no mundo dos negócios tem se mostrado eficiente, impactando positivamente tanto na gestão quanto nas vendas.

Como o maior foco de todos os estabelecimentos varejistas é oferecer a melhor experiência para o consumidor, as técnicas digitais conseguem evoluir e simplificar todos esses processos de compra e venda.

Hoje o cliente tem à sua disposição vários canais de atendimento em que ele pode escolher qual melhor atende às suas necessidades. Em outras palavras, o consumidor pode ser atendido como quiser e no momento em que desejar.

Mas como isso afeta os estabelecimentos e quais são os melhores caminhos para o setor varejista? Confira!

A reinvenção do varejo na transformação digital

Sem dúvidas, a era digital mudou a forma de vender. Hoje as empresas varejistas têm inúmeros desafios e oportunidades advindas dessa revolução. As mudanças acontecem de forma tão rápida, que o consumidor de hoje pode não existir amanhã.

Contudo, segundo uma pesquisa da SAP, apenas 3% das companhias globais estão prontas para a transformação digital. Isso significa que dentre 84% de empresas que afirmam conhecer a importância da transformação digital, apenas 3% conseguiram implementar novos processos.

  O setor de varejo está em meio a grandes oportunidades de negócio, mas o que se nota é a falta de um conhecimento aprofundado nas principais ferramentas e tecnologias relevantes para cada empresa.

Tendo em vista o crescimento do e-commerce, que reflete o dilema existencial do varejo físico, o que as companhias varejistas físicas podem oferecer aos consumidores que eles não podem ter nessa comodidade de comprar pela internet?

Tudo é novo, mas é ainda possível colocar o setor de varejo em plena sintonia com a transformação digital. Veja a seguir!

Como utilizar a transformação digital a favor do varejo?

Para descobrir como empresas de varejo físicas possam sobreviver a esse bombardeamento tecnológico, é necessário um estudo aprofundado sobre as necessidades dos clientes atuais. Como você poderia melhorar a experiência dos consumidores no seu estabelecimento?

Uma tecnologia que vem chamando muita atenção e que é um bom exemplo disso é a NFC (Near Field Communication), que consiste em reduzir filas de espera no processo de pagamento.

Enfrentar filas em grandes supermercados é um dos pontos negativos que impede muita gente de comprar. Após a implementação dessa tecnologia de pagamento por aproximação, a experiência do consumidor melhorou muito, o que impactou positivamente nos ganhos das empresas.

É claro que essa tecnologia é ainda nova e está sendo aos poucos implementada de maneira global. Nos Estados Unidos, isso já funciona em quase todos os estabelecimentos de varejo.

O maior desafio do varejo físico é ainda cultural e organizacional, sendo de extrema importância que a companhia reveja seus valores e sistema de gestão, a fim de se adequar às modernidades.

Necessidade de modernização

Por que os clientes estão migrando para compras online? Um dos maiores motivos é a praticidade e comodidade. Como os consumidores passam a maior parte do tempo navegando na internet, você como varejista físico deve se mostrar presente.

Exatamente por isso é que muitos supermercados estão criando perfis nas redes sociais, blogs com informações relevantes e criando estratégias inovadoras de atração em toda a área digital.

Um bom exemplo é o Supermercado Carrefour. O CEO da companhia tem o propósito de investir 2,8 bilhões de euros em estratégias digitais até o ano de 2022. Com implementações de estratégias de marketing e comunicação em 2017, a companhia chegou a um faturamento bruto de R$49,653 bilhões.

O principal destaque do Carrefour foi a criação de um aplicativo, chamado “Meu Carrefour”. Nesse aplicativo, o consumidor pode pesquisar preços, ficar por dentro de lançamentos e até encomendar alimentos e bebidas para receber em casa.

Hoje em dia até para decidir em qual loja física comprar, o consumidor faz longas pesquisas, compara preços e estuda um pouco mais sobre a empresa na internet. Um dos principais focos de pesquisa é o Facebook. Percebe como a presença digital é importante?

O elemento humano

O fator humano é ainda outro benefício das lojas físicas que precisa ser trabalhado, a fim de melhorar a experiência do consumidor. Por mais que em lojas de e-commerces existam os chats, nada melhor do que ter uma conversa frente a frente com um atendente e tirar todas as suas dúvidas.

Aliás, uma das vantagens para os consumidores que preferem atendimento físico é a personalização e a possibilidade de ganhar descontos. Então, trabalhar as melhores práticas de atendimento no varejo acaba sendo a melhor estratégia.

Ferramentas essenciais

Para acompanhar todo esse avanço tecnológico, ferramentas de gestão são imprescindíveis. Já imaginou um ERP tão completo quanto suas gôndolas? O ERP Isolidus é um software da Intersolid que está presente em mais de 450 lojas.

Responsável por aumentar a rentabilidade e a produtividade, por meio de soluções inovadoras, modernas e práticas para o supermercadista gerenciar facilmente. Com um processo de 6 níveis de categorização, é possível ter uma visão mais assertiva do estoque e outros departamentos que precisam de atenção.

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