Você sofre com um estoque mal planejado? Já passou por maus lençóis e descobriu que precisa de um controle de estoque mais eficiente? Saiba que não está sozinho nessa situação. Muitos empreendedores se preocupam com diversos outros setores da empresa e descuidam do gerenciamento das mercadorias.

Controle de estoque para supermercados

É uma situação bastante desagradável descobrir que as vendas estão superando o estoque de produtos. O erro pode até mesmo culminar na perda de clientes, que não estão dispostos a perder tempo esperando a chegada do seu fornecedor. 

Outro caso frequente é o da mercadoria encalhada. Imagine você não saber o que fazer com tantos produtos – e dinheiro – parados. Para evitar mais essa dor de cabeça, confira como ter um melhor controle de estoque.

Como Otimizar o Controle de Estoque de Mercadorias

1 – Registro Eficiente

É importante registrar cada produto com nome, tipo, quantidade de unidades disponíveis, seu custo e o valor de venda.

Separe os produtos no estoque por categorias. Dessa forma, os profissionais não irão perder tempo na hora de despachar. É uma atenção feita agora que te fará poupar trabalho depois.

2 – Organização

A organização não se encontra apenas no processo de etiquetar produtos, não. O ambiente deve estar bem preparado para armazenar a mercadoria. Isso quer dizer estar em uma temperatura agradável, livre de poeira e de umidade.

Lembre-se de que os produtos são o seu investimento e precisam estar acomodados em segurança. Isso é parte essencial do controle de estoque.

3 – Processos

A mercadoria deve estar à mercê dos processos da empresa. Destes fazem parte relatórios de inventário, indicadores, organização do espaço, um sistema com informações sempre atualizadas e muito mais.

Considere também que deve estar bem definido quem são os responsáveis pelas mais diversas etapas do produto, desde fornecimento do mesmo ou materiais até a chegada às mãos do cliente.

Um fluxograma de entrada e saída das mercadorias se faz muito útil. Que diferença faz ter as funções muito bem definidas? Eficácia nos processos, agilidade e segurança.

4 – Fornecedores

Pode parecer óbvio, mas não custa nada alertar da necessidade de se ter fornecedores de confiança. Além de evitar possíveis problemas futuros, construir um bom relacionamento com fornecedores é uma regra de ouro.

Um bom relacionamento permite negociar preços, prazos de pagamento, entre outras facilidades. Afinal, tanto quem fornece quanto quem compra serão consideradas pessoas idôneas, o que facilita muito os negócios.

5 – Controle Financeiro

A conta precisa fechar. O estoque precisa estar sempre atualizado, e os custos devem corresponder. 

Como fazer isso? Devem ser contabilizados os custos dos produtos do estoque físico, que devem bater com o que diz o financeiro da empresa.

6 – Retirada de Mercadorias

Nenhuma mercadoria pode sair do estoque sem o devido documento que informe a ação, motivo e quem retirou. Dessa forma, o controle se mantém, bem como os produtos e materiais permanecem seguros. 

7 – Manutenção

Não vale apenas implementar os processos do controle de estoque e depois deixar de lado. A importância de ter um rigoroso controle das mercadorias deve ser sempre reforçada para a equipe. 

Como empreendedor, você deve assegurar que o controle de estoque esteja sempre em pauta nas reuniões. Essa medida se traduz em organização e eficiência.

Dica Para o Controle de Estoque

Não dispense a pesquisa de ferramentas tecnológicas que podem te ajudar a lidar com suas mercadorias. Você ganhará em tempo e também em rentabilidade, uma vez que vai otimizar o serviço e sem perda de produtos.

O mais interessante é que tais recursos evitam um problema frequente em diversos negócios: os erros. Errar é humano, certo? Logo, investir em automação de processos pode ser uma sábia decisão.

A capacitação em gestão é outra vantagem dos profissionais bem-sucedidos. Pesquisar, estudar e descobrir como ter processos mais eficazes é essencial para o sucesso.

Economia de Tempo

Quando todos os processos funcionam em sintonia, a produtividade é inevitável. E o que mais um empreendedor pode querer além de otimizar seu tempo e produzir mais

Não esqueça esse raciocínio. Fazer mais por menos tempo permite utilizar essa diferença temporal a seu favor em outros processos. Você sempre sairá na frente. 

Quem tem uma gestão sólida das suas mercadorias jamais é pego de surpresa.

Como está o seu controle de estoque? Observou pontos em que pode melhorar? Então comece a reformulação. Compartilhe as dicas!

Unidade São Paulo - SP
(11) 3181.5480
R. Dr.Guilherme Bannitz, 126
8º andar conj. 81 CV.9476
Bairro: Itaim Bibi
Ver mapaSuporte Técnico 0800Net
Unidade Guararapes - SP
(18) 3637.5480
Plantão E.R.P. (18) 9 9723 .6112
Av. Alberto Braga, 383
Bairro: Continental
Ver mapa

Solicite uma demonstração

A Intersolid E.R.P., a Intersolid Software está presente hoje em mais de 450 lojas, e possui cerca de 6.000 usuários.
Solicite uma Demonstração
Aceitamos