Por mais que existam diversas formas de divulgar os produtos para alcançar o consumidor, nada substitui uma boa estratégia de venda no PDV (Ponto de Venda). Afinal, é o último estágio em que o cliente passará e se as estratégias forem objetivas, poderão aumentar consideravelmente as vendas e a lucratividade do estabelecimento.

Quando falamos em divulgações pela internet, as estratégiasdo PDV precisam ser ainda mais focadas, pois o cliente já está decidido acomprar determinado produto. No entanto, seu PDV precisará conquistá-lo a levarmais do que necessita.

Você verá nesse conteúdo como é possível investir pouco em estratégias de vendas no PDV que funcionam e fazem toda a diferença para o futuro do seu negócio. Confira!

7 estratégias de vendas para aumentar a eficácia do PDV

1 – Organização e disposição estratégica

Antes de mais nada é preciso fazer um planejamento e identificar quais são os produtos mais atrativos de sua loja. Da mesma forma, o varejista pode criar uma relação dos produtos que precisam ter saída rápida do estoque. Outra dica importante é colocar produtos lançamento em estantes ou prateleiras,pois atraem mais os consumidores.

Há de se ter atenção com o acesso facilitado, assim como altura dos balcões e que respeitem as regras de circulação livre dos clientes. A organização dos produtos disponibilizados nas prateleiras fará toda a diferença para atrair os olhares dos consumidores enquanto aguardam na fila de espera.

2 – Disposição de cores

Já ouviu falar no Marketing sensorial? É uma das estratégias que mais funcionam no mercado varejista,principalmente no PDV. Esse método compreende em atingir os consumidores de uma forma mais intensa, utilizando ações que atraem a audição, olfato, visão ou paladar.

Os mais importantes e mais utilizados são os campos de visão e paladar. Portanto, uma dica interessante é dispor os produtos alimentícios nas prateleiras por cores. Pode trazer um trabalho a mais para sua equipe, mas funciona muito bem.

3 – Planejamento de público-alvo

Não adianta nada ter um planejamento de estratégias de vendas para o PDV sem que não haja um conhecimento prévio do público a atingir. Quando falamos em frente de caixa de supermercados, podemos perceber que há variações constantes de público.

É bom sempre ficar atento a essas mudanças para assim poder disponibilizar no PDV produtos que atendam as necessidades e desejos dos clientes. Isso ajuda muito na fidelização e, claro, no aumento de vendas no varejo.

4 – Pacotes promocionais

Ninguém resiste a uma boa promoção. No PDV, tente criar pacotes promocionais como: compre 1 e leve 2, brindes, cupom de descontos, etc. Contudo, para que essa estratégia seja assertiva e vá de encontro aos seus objetivos, é preciso criar um calendário. Até quando essas promoções serão válidas?

Isso pode ser disposto também na prateleira, dessa forma, o cliente saberá que pode aproveitar as promoções por tempo limitado. Você conseguirá vender o estoque e ainda não correrá o risco de cair em prejuízos.

5 – Atendimento

O atendimento ao cliente deve ser impecável em todo o estabelecimento, mas no PDV deve ser estratégico. Os atendentes devem ser além de vendedores, amigos dos clientes. Uma boa estratégia é treinar sua equipe para se diferenciar daquele atendimento automatizado que existe em todos os estabelecimentos varejistas.

Quando um cliente confia no atendente, fica mais fácil pedir ajuda. Dessa forma, o atendente com seu amplo conhecimento e competência, poderá solucionar várias questões que poderiam até partir para um concorrente. Quando o atendimento não é bom, os clientes não pensam duas vezes em procurar um melhor na concorrência.

Um atendimento diferenciado é notado e prestigiado. Será um diferencial que poderá aumentar os resultados do seu PDV.

6 – Preços diferenciados para clientes especiais

Já pensou em criar um cartão fidelidade para seu estabelecimento? No PDV, o atendente poderá ir preenchendo o cartão e com isso o cliente ganhará descontos e acesso a promoções VIPS incríveis.

Essa é uma estratégia e forma de fidelizar clientes, além de aumentar cada vez mais as vendas do seu  PDV.

7 – Invista em um software estratégico

Se sua loja ainda não possui um sistema de gestão, poderá pensar em um ERP que já traga essa funcionalidade. Imagine um ERP que tenhaintegrado um sistema que auxilie o varejista na criação das melhores estratégias de PDV.

O frente de caixa é sempre um ponto de especial atenção, nele é que se consolida seu maior objetivo de qualquer estabelecimento: a venda!

O Isotis ERP da Intersolid traz um exclusivo sistema PDV que contém aplicações, vantagens e facilidades para implementar diversas estratégias que funcionam como:

• Administração remota de PDV;

• Preços diferenciados para cliente fidelidade;

• Aplicação de descontos e promoções;

• Segurança do frente de caixa;

• Relatório de produtividade dos PDVs;

• Auditoria de PDVs, etc.

Essas e outras funcionalidades fundamentais você encontrará no Isotis, um ERP tão completo quanto suas gôndolas. Conheça o módulo PDV e veja como podemos te ajudar a aumentar seus ganhos e o crescimento de sua loja!

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