Sem dúvidas, quando o cenário econômico está em baixa, investir na excelência operacional dentro da empresa é a melhor estratégia para se manter em competitividade.

O aumento da concorrência e a personalização de atendimento ao consumidor impulsionou os supermercadistas a buscarem soluções mais completas. Gerir um grande mix de produtos, alinhar o setor de vendas com o estoque e manter o fluxo de caixa saudável são apenas alguns dos maiores desafios diários do setor varejista.

No entanto, não basta somente buscar as ferramentas certas para colocar tudo em ordem. É preciso criar processos eficientes que sejam capazes de otimizar os recursos disponíveis, aumentar a produtividade e o mais importante, garantir a satisfação dos clientes.

Por outro lado, controlar os processos de um supermercado requer uma visão estratégica e ferramentas imprescindíveis para automatizar e descomplicar as tarefas diárias. Conheça a seguir 6 ferramentas que seu supermercado precisa ter para garantir um crescimento exponencial!

6 ferramentas essenciais para supermercado

1 – Software de precificação de produtos

Você sabe dizer se o seu faturamento atual está de acordo com o potencial do seu produto no mercado? É justamente nesse momento que a precificação de produtos é fundamental.

Contudo, antes de precificar qualquer produto em estoque, você precisa saber se o seu perfil de cliente está disposto a pagar o preço. Não adianta nada aumentar o preço do seu produto se seu cliente não consegue enxergar o real valor. Se não houver estudo nem planejamento ele provavelmente partirá para a concorrência, buscando sanar suas necessidades.

2 – Software de conciliação de cartões

A falta de um sistema de conciliação de cartões é uma das causas de falência dos supermercados. Isso porque, várias compras podem ser perdidas por conta de uma falha ou divergência de dados.

A conciliação de pagamentos é um processo que controla com toda a segurança todas as vendas efetuadas no dia por cartões de créditos. É um processo totalmente automatizado, o qual ajuda muito a aumentar a produtividade dos pontos de vendas.

Essa ferramenta trará uma gestão de vendas eficiente e consequentemente irá colaborar com o crescimento sucessivo do negócio.

3 – Gestão de controle financeiro

Não adianta. Se um supermercado não possui controle financeiro, todas as estratégias de vendas podem ir por água abaixo. Quando há muito investimento em determinada área do supermercado e não existe retorno, algo está errado.

Ou o foco não está sendo objetivo, ou a gestão da performance financeira não está sendo eficiente o bastante. Para alcançar o equilíbrio financeiro da sua empresa é preciso ter muito controle e planejamento. Um sistema de ponta poderá te ajudar nessa questão.

4 – Business Intelligence

A ferramenta de Business Intelligence (B.I) é a capacidade de transformar todos os dados e fatos do supermercado em informações concretas para futuras tomadas de decisões.

Em suma, é um tipo de metodologia que visa diferenciar sua empresa dos concorrentes de mercado. Além disso, reúne informações para a criação de processos e atividades construtivas que resultarão na escalabilidade do seu negócio.

5 – Gestão de vendas

O setor de vendas precisa estar em plena sintonia com a satisfação dos clientes. É neste setor que podem ser agrupadas estratégias de vendas transformadoras, que levam em conta a excelência de atendimento, o pós-venda, o controle da relação de vendas e estoque e a melhoria do planejamento.

Tudo isso além de ajudar na produtividade do setor, colabora com a fidelização de clientes. Resultado? Mais vendas para o seu supermercado e a possibilidade de uma expansão rápida!

6 – Coletor de dados

O coletor de dados é uma ferramenta indispensável para a gestão de um supermercado. Ele ajuda a evitar inúmeros problemas com divergências de informações entre PDV e estoque, evita problemas fiscais, ajuda na produtividade e ainda na organização financeira.

O valor de investimento em um coletor de dados é ainda um desafio para os pequenos varejistas. No entanto, o Incoleta da Intersolid é um aplicativo que substitui qualquer equipamento coletor de dados garantindo total economia.

O sistema apresenta funcionalidades que auxilia na entrada de mercadorias, na precificação, criação de checklist, emissão de nota fiscal, conferência de gôndola, alertas críticos de estoque e muito mais.

Quer garantir o crescimento constante do seu supermercado? Então você precisa conhecer o Isotis. É um sistema de gestão completo que apresenta mais de 25 módulos específicos para cada área de atenção. Comece agora mesmo a definir estratégias com foco em expansão. Nós da Intersolid podemos te ajudar, com essas ferramentas essenciais que você conheceu aqui!

unidade - sp

(11) 3181.5480
R. Dr.Guilherme Bannitz, 126
8º andar conj. 81 CV.9476
Bairro: Itaim Bibi
Ver mapaSuporte Técnico 0800Net

unidade Guararapes - SP

(18) 3637.5480
Plantão E.R.P. (18) 9 9723 .6112
Av. Alberto Braga, 383
Bairro: Continental
Ver mapa