Saber lidar com o controle de mercadorias e ter uma gestão de estoque eficiente não diz respeito apenas a organização. Na realidade, manter os processos organizados é fundamental sim, porém o ponto fundamental é a lucratividade.

Pois é. A sua loja deve estar alinhada com o bom funcionamento a todo vapor. Prateleiras e gôndolas precisam estar bem abastecidas, ter variedade e seus produtos repostos sempre que necessário.

E como conseguir tudo isso? Algumas dicas vão te ajudar a conquistar uma gestão mais inteligente e eficaz. Confira agora as informações essenciais que preparamos para o seu negócio.

Dicas Para Uma Gestão de Estoque Eficiente

1 – Controle de Estoque Ideal

Quais são os pré-requisitos para ter um bom controle de estoque? Em primeiro lugar, falemos sobre os colaboradores. A sua equipe precisa estar capacitada para o serviço.

É muito importante propor um treinamento para aqueles profissionais que ainda não possuem experiência ou habilidade suficiente para trabalhar com o estoque.

A organização e a rigidez em ter todas as informações na ponta do lápis permitem organizar a entrada de mercadorias, conferir custos e muito mais.

2 – Fluxo de Mercadorias

Tenha sob controle a entrada e a saída de mercadorias da sua loja. É dessa forma que você irá conseguir manter um estoque adequado e garantir a rentabilidade.

Atualmente você seria capaz de afirmar seguramente que tem sob controle os produtos? Não encarou ainda prejuízos de nenhuma natureza?

Há que tomar nota do que chega, sai, é trocado ou é devolvido à loja. Um mapeamento do fluxo será primordial.

3 – Sistema de Gestão

Desenvolva um sistema simples de organização ou opte por uma plataforma digital. A segunda opção se torna sem dúvidas mais eficiente.

Com um software de gestão, você evita riscos e possibilita que toda a equipe faça uso das ferramentas. Uma forma de garantir que os setores estejam alinhados.

O que não pode faltar no dia a dia da loja para uma gestão de estoque eficiente? Ter um banco de dados com produtos separados por códigos e categorias.

4 – Conferência de Estoque

Uma excelente forma de saber o que você tem ou não no estoque disponível para venda é conferir o estoque. A conferência deve ser feita regularmente.

Dessa forma, não haverá a surpresa de falta de matéria-prima ou mesmo de produto para venda.

 

5 – Programação de Compras

É importante seguir um calendário de compras atualizado. Nele devem constar os prazos de entrega de produtos e de pagamento.

Além disso, você consegue anotar as datas mais convenientes para comprar pelos melhores preços. Você também irá identificar em quais períodos negociar formas de pagamento.

6 – Avaliação de Estoque

Uma gestão de estoque eficiente preza pela saúde do consumidor. Produtos encalhados podem perder seu prazo de validade rapidamente.

É por essa razão que se faz necessário avaliar o estoque oferecido, averiguando se há algum produto em desconformidade com normas sanitárias.

Essa conduta também impede que sejam vendidos produtos danificados ou que por alguma razão precisem ser substituídos.

Relacionamento com Fornecedor Para Uma Gestão de Estoque Eficiente

Uma dica extra para garantir a gestão de estoque eficiente é manter sempre um bom relacionamento com fornecedores.

Por meio da relação cordial e de confiança mútua, quem tem a ganhar primeiramente é o seu cliente. Você irá conseguir melhores preços e prazos, e isso irá se refletir na qualidade do seu serviço.

Por consequência, os resultados do seu negócio virão. A relação comercial é algo a ser cultivado e aprimorado. O relacionamento minimiza os riscos de escassez de produtos por motivo de atraso na entrega, por exemplo.

Os seus fornecedores são um elo de grande importância para o sucesso de uma loja. E loja sempre bem abastecida com variedade e preço justo conquista a fidelização de clientes.

Concluindo

Para a sua loja ser bem-sucedida, você deve investir em estratégias de organização e controle de processos. A gestão de estoque eficiente é parte indispensável nessa jornada rumo aos resultados desejados.

O estoque é um setor que pode determinar o sucesso ou o fracasso do comércio. Por isso, caso você esteja enfrentando dificuldades para fazer um bom gerenciamento, analise quais são as fragilidades na área.

Faça investimentos que lhe trarão um retorno garantido, como as ferramentas de gestão de negócios.

 

As informações para ter uma gestão de estoque eficiente foram úteis para você? Então compartilhe!

Unidade São Paulo - SP
(11) 3181.5480
R. Dr.Guilherme Bannitz, 126
8º andar conj. 81 CV.9476
Bairro: Itaim Bibi
Ver mapaSuporte Técnico 0800Net
Unidade Guararapes - SP
(18) 3637.5480
Plantão E.R.P. (18) 9 9723 .6112
Av. Alberto Braga, 383
Bairro: Continental
Ver mapa

Solicite uma demonstração

A Intersolid E.R.P., a Intersolid Software está presente hoje em mais de 450 lojas, e possui cerca de 6.000 usuários.
Solicite uma Demonstração
Aceitamos