Principalmente no ramo de varejo, aumentar as vendas diante de um mercado competitivo é um grande desafio. Manter um fluxo de vendas em pleno crescimento requer algumas atitudes por parte do gestor, que normalmente já tem uma visão mais ampla do mercado e do negócio.

Contudo, fidelizar clientes é ainda a melhor estratégia para se manter competitivo e aumentar gradativamente a demanda de compra. Mas será que algumas mudanças na gestão podem mudar o cenário de baixas vendas no varejo?

Listamos aqui 6 atitudes que podem salvar o seu negócio e levar suas vendas a níveis exponenciais. Acompanhe a leitura!

Como aumentar as vendas em 6 passos que funcionam

1 – Aumente a performance do seu negócio

Antes de mais nada, vale a pena ressaltar que todo o histórico da empresa precisa ser analisado, a fim de buscar resultados anteriores. Todas as estratégias e experiências anteriores são válidas para retomar um crescimento positivo.

Para aumentar a performance do seu negócio, é preciso ter atenção em 2 áreas importantes: atendimento e estoque.

Um estabelecimento que prioriza a alta performance deve capacitar e treinar sua equipe de atendimento, que é responsável pelas vendas e contato direto com o cliente. Quando isso não acontece, dificilmente haverá um alinhamento entre o setor de vendas e o setor de marketing estratégico.

Não há como estabelecer metas de vendas, se a equipe de atendimento não passar por um treinamento rigoroso, que leva em conta a abordagem correta aos clientes, assim como as melhores práticas de atendimento.

Entender o estoque também é fundamental para que o gestor tenha uma visão mais assertiva da situação financeira da empresa. Sabia que você pode estar desperdiçando faturamento por conta da falta de atenção ao estoque?

A partir do momento em que se tem um controle total do estoque, é possível estabelecer a real demanda de compra e venda, fazendo com que haja um fluxo saudável no estoque.

2 – Multiformato de vendas

Sua empresa já considerou expandir para outras formas de vendas? Uma característica e tendência que vemos atualmente é a transformação digital invadindo a implementação de estratégias de qualquer ramo de negócio.

O multiformato, nada mais é do que estar presente tanto no ambiente físico quanto no digital. Aí, você deve estar se perguntando: como vou implementar estratégias de vendas digitais no meu supermercado?

Há várias técnicas de fazer isso, a mais utilizada é desenvolver um aplicativo, onde os consumidores podem ficar atualizados e ainda receber descontos VIP. O ambiente físico é ideal para todo varejista, mas o ambiente digital será um chamariz para se aproximar do consumidor e aumentar suas vendas no ambiente físico.

3 – Determine novas estratégias de divulgação

Tudo o que envolve o objetivo de aumentar as vendas requer um planejamento conciso. Dessa forma, estabelecer novas estratégias de divulgação irá ajudar muito nesse desenvolvimento.

Para aumentar o desempenho das vendas não se pode “atirar para todos os lados”. Afinal, como já sabemos, o comportamento dos consumidores mudou e essa atitude não funciona mais. Cada empresa possui um perfil de consumidores diferente e dessa forma, a maneira de fazer marketing também deve ser diferente.

Para implementar novas estratégias de divulgação em seu negócio é necessário:

·       Ter uma visão ampla do seu público-alvo;

·       Alinhar investimentos na área de marketing;

·       Analisar e comparar pontos fracos e fortes do seu negócio diante da concorrência;

·       Determinar objetivos a curto, médio e longo prazo;

·       Definir os melhores canais para veicular campanhas;

·       Analisar e monitorar resultados.

4 – Planeje novos processos internos para aumentar a produtividade

Para atingir resultados positivos com suas vendas, o ideal seria estabelecer uma linha de processos internos, a fim de melhorar a produtividade da empresa, melhorar a saúde financeira e ajudar na redução de riscos.

Ao implementar processos internos em determinadas áreas do negócio, a etapa de auditoria acaba sendo fundamental para que se tenha esses fluxos bem organizados. Com um alinhamento de processos internos, fica mais fácil determinar novas ações na área de vendas.

5 – Elabore uma boa estratégia de precificação

Já pensou em elaborar uma estratégia de precificação que seja atrativa o bastante para seu público-alvo? O Pricing estratégico está cada vez mais ajudando as empresas no setor de varejo a aumentarem suas vendas.

Isso porque essa ferramenta tem como objetivo captar o valor percebido de cada cliente em relação aos produtos. Dessa forma, o varejista consegue responder à demanda do mercado com total eficiência, trazendo ao consumidor o que ele realmente necessita. Resultado? Um aumento expressivo na lucratividade.

6 – Invista na automação

A automação acaba sendo inevitável para um negócio que almeja crescer. Essa é atualmente uma ferramenta estratégica que traz mais agilidade e produtividade no dia a dia da empresa.

Já imaginou ter tudo o que precisa e todas as informações de sua empresa em uma só ferramenta? Nesse caso, o E.R.P para varejo é ideal, pois integra todos os departamentos de forma que você consiga visualizar o que precisa ser feito e qual o melhor momento.

Quando falamos em vendas, um E.R.P ajuda na elaboração de estratégias, tendo em vista a facilidade de gerenciamento e extração de relatórios detalhados. Se sua empresa ainda não tem uma ferramenta desse nível, conheça o Isolidus E.R.P do Grupo Intersolid.

Um E.R.P tão completo que mudará os rumos do seu negócio. Produtividade, agilidade, modernidade e praticidade, tudo em um só pacote.

Boas vendas!

Unidade São Paulo - SP
(11) 3181.5480
R. Dr.Guilherme Bannitz, 126
8º andar conj. 81 CV.9476
Bairro: Itaim Bibi
Ver mapaSuporte Técnico 0800Net
Unidade Guararapes - SP
(18) 3637.5480
Plantão E.R.P. (18) 9 9723 .6112
Av. Alberto Braga, 383
Bairro: Continental
Ver mapa

Solicite uma demonstração

A Intersolid E.R.P., a Intersolid Software está presente hoje em mais de 450 lojas, e possui cerca de 6.000 usuários.
Solicite uma Demonstração
Aceitamos