Está com problemas no processo de recebimento de sua loja? Saiba que você não está sozinho. Por vezes, grandes centros varejistas passam por problemas como divergências de informações, divergência do local de entrega ou falta de mercadorias.

A gestão de estoque é uma preocupação que precisa ser analisada com cuidado, pois é nesse setor que se inicia o processo de compra de mercadorias. Para manter o giro de estoque sob controle precisa haver regras e diretrizes que definam os melhores processos de recebimento de mercadorias.

Qualquer deslize nesse processo pode se transformar em prejuízos e problemas para o varejista, tais como perda de vendas por ruptura de estoque, precificação incorreta, erros tributários, entre outros.

Contudo, há algumas práticas que podem ajudar a refinar todo esse processo de recebimento do seu estabelecimento. Confira quais são elas!

5 práticas para aumentar a eficiência do processo de recebimento de mercadorias

1 – Gestão de riscos

Quando falamos em qualquer tipo de criação de processo, precisamos criar também diretrizes de gestão de riscos. É preciso estabelecer processos que preveem possíveis problemas no recebimento das mercadorias, bem como os direcionamentos de como proceder caso algum deles venha a acontecer.

2 – Estabeleça política de fornecedor

Por meio de um direcionamento é possível estabelecer com os fornecedores um percentual aceitável de falhas como por exemplo, até 5% do total de itens. Dessa forma, fica mais fácil estreitar a relação com o fornecedor, aparar as arestas dos processos e determinar melhorias no processo de recebimento. Caso isso não seja possível, com o passar do tempo o melhor a fazer é testar novos fornecedores que se adequem aos seus objetivos.

3 – Considere o agendamento de entregas

Possivelmente em um dia de muitas entregas haverá mais falhas. Por isso é interessante que as entregas sejam agendas. Dessa forma, fica mais fácil organizar o espaço para a recepção e estocagem de produtos. Além disso, possibilita que o gestor planeje novas ações para otimizar a mão de obra e aumentar a produtividade do setor.

4 – Cuide da análise tributária

Esse é um dos problemas que mais afeta os setores varejistas. É constante o surgimento de divergências entre a tributação dos produtos no momento do recebimento de mercadorias.

Exatamente por isso que é interessante investir em ferramentas ou serviços que otimizem a gestão tributária dos produtos recebidos. Por vezes, o colaborador ou até o gestor do setor de recebimento acabam deixando passar falhas que podem ser catastróficas.

Isso pode resultar em um aumento de riscos de autuações da Receita Federal, sem contar possíveis prejuízos.

5 – Conferência cega

A conferência cega, sem dúvidas é uma das melhores práticas para otimizar e prevenir problemas de processo de recebimento. Por meio de uma conferência rigorosa e minuciosa há um cruzamento de informações que revela falhas, fraudes e excessos.

O processo de conferência é a garantia de que seu pedido está coerente com a carga que chegou ao seu estabelecimento. O ideal é que isso seja feito com a ajuda de um sistema de coleta de dados.

Nesse caso, uma opção muito econômica e que gera produtividade no setor de recebimento é o coletor de dados Incolecta do Grupo Intersolid.

Quais dessas práticas de processo de recebimento sua empresa já faz uso ou que você irá implementar na gestão?

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