Está com dificuldades para lidar com o abastecimento de gôndolas e prateleiras? Não saber como evitar perda de estoque é muito natural quando há inexperiência, falta de conhecimento ou de ferramentas de gestão.

Os desperdícios de produtos são praticamente inevitáveis quando a empresa não planeja um bom controle de estoque. Outro inimigo dos lucros é a falta de segurança latente ao perceber o desvio de produtos.

E o que fazer para prevenir a perda de estoque? Você pode seguir alguns passos fundamentais que devem ser seguidos no dia a dia rigorosamente. Confira quais são eles e como implementá-los a seguir.

Como Evitar Perda de Estoque

1 – Controle de Estoque

É claro que controlar o estoque de forma eficiente é necessário para evitar que produtos deixem de ser vendidos.

Uma mercadoria encalhada, vencida e com danos é facilmente combatida. Basta que você acompanhe o processo do produto desde que chega à loja até o momento em que é feita a compra.

Para isso, sua equipe de funcionários precisa estar bem treinada para o trabalho. Promova uma capacitação coletiva.

2 – Entrada de Produtos

Para evitar perda de estoque, as mercadorias que chegam ao depósito devem estar devidamente identificadas, com todas as informações sobre cada produto.

Essa etapa precisa ser seguida com precisão pelo responsável pelo estoque do supermercado. Não se acomode pela confiança depositada no fornecedor. Cada produto que entra precisa ser inspecionado.

Ao lidar com produtos perecíveis, garanta que estejam sempre dentro do prazo de validade antes de serem oferecidos aos consumidores.

3 – Mapeamento de Pedidos

Não tome uma decisão sem ter estudado o volume de pedidos de cada produto. Não adianta programar um grande estoque se o seu supermercado costuma ter menor demanda de alguns produtos.

Verifique quais deles são mais vendidos e quais merecem um estoque maior. Faça um acompanhamento periódico e relatórios precisos. Tenha todos os dados necessários para garantir que não terá estoque parado com produtos de baixo giro.

4 – Software de Gestão

Invista em um software de gestão de supermercado. Um sistema especializado no seu segmento de varejo irá te beneficiar com ferramentas muito úteis para evitar perda de estoque.

Uma grande vantagem é auxiliar sua equipe de estoque na contagem de mercadorias. O software de gestão torna a tarefa muito mais precisa. Sendo assim, você terá uma noção real do volume a ser exibido nas suas prateleiras.

O ERP para supermercado da Intersolid oferece segurança, agilidade e rentabilidade. As soluções inovadoras reúnem o que há de mais moderno e eficaz em gerenciamento de supermercados.

Em um mercado mais competitivo a cada dia, você deve aprimorar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos ao cliente. Com o sistema, será possível minimizar erros, ter mais produtividade e controle de mercadorias.

5 – Segurança

Mantenha um inventário sempre em dia. Controle a entrada e saída dos produtos para identificar possíveis roubos ou desvios.

Além de ter disciplina para documentar o ciclo das mercadorias, garanta um acondicionamento adequado no estoque e faça um investimento em equipamentos de segurança, como câmeras de monitoramento.

Rotina Para Evitar Perda de Estoque

Para salvar o seu estoque, não adianta tomar medidas de controle que não serão seguidas ao longo do ano. É necessário fazer uma estruturação dos processos no supermercado, adotar uma rotina.

Seus funcionários devem estar bem orientados para lidar com o estoque e familiarizados com as ferramentas que serão utilizadas. A tecnologia trabalha a serviço do varejo. Ela vem para tornar as tarefas mais práticas, rápidas e precisas.

Falta organização? Separe períodos na semana para uma reunião com a equipe de estoque até que os processos estejam alinhados.

Auditorias precisam ser incluídas no calendário do varejista. Se não tem o hábito de fazê-las com frequência, comece já. As rondas são outra ferramenta importante para evitar perda de estoque.

Conclusão

Se faz necessário um planejamento do negócio pelo supermercadista para evitar falhas nos processos cotidianos.

Percebeu o prejuízo ao ver produtos com baixo giro ou nulo em estoque? Reavalie e reestruture o seu supermercado.

Você tem a possibilidade de implementar ferramentas e práticas que farão toda a diferença. Essa é a oportunidade de prevenir o problema e descobrir outros inúmeros benefícios para o crescimento do negócio.

 

Está mais confiante para mudar o cenário e evitar perda de estoque? Desejamos a você muito mais lucratividade.

Unidade São Paulo - SP
(11) 3181.5480
R. Dr.Guilherme Bannitz, 126
8º andar conj. 81 CV.9476
Bairro: Itaim Bibi
Ver mapaSuporte Técnico 0800Net
Unidade Guararapes - SP
(18) 3637.5480
Plantão E.R.P. (18) 9 9723 .6112
Av. Alberto Braga, 383
Bairro: Continental
Ver mapa

Solicite uma demonstração

A Intersolid E.R.P., a Intersolid Software está presente hoje em mais de 450 lojas, e possui cerca de 6.000 usuários.
Solicite uma Demonstração
Aceitamos