Você já parou para pensar que o mercado está cada vez mais saturado? São muitas lojas vendendo os mesmos produtos sem nenhum diferencial. Como concorrer com uma loja que vende o mesmo que você? O que faz com que os clientes escolham comprar de você?

Quando uma empresa não conhece os reais motivos dos consumidores, fica difícil sobreviver nesse mercado altamente competitivo.

Nesse artigo, você saberá o que leva um cliente a escolher sua loja e não a da concorrência. Acompanhe a leitura!

5 técnicas para os clientes escolherem você

1 – Diferencial

Como já mencionamos anteriormente, há muitas lojas iguais sem nenhum diferencial. Mas, sabia que é possível vender os mesmos produtos que o concorrente e ainda assim se diferenciar?

Esse é o maior desafio de quem opera em um setor comum, como por exemplo, um supermercado ou padaria local. Porém as formas de se diferenciar nesse setor são oferecer: variedade, a proposta de valor, atendimento impecável, variedade de opções de pagamento, dentre outras.

Pergunte-se qual é o diferencial de sua loja? O que ela pode oferecer que nenhum concorrente pode? Não pense diretamente em produtos e sim em ações para fazer com que isso aconteça e seja notado pelos clientes.

2 – Educação e atenção aos clientes

A maioria dos estabelecimentos esquecem de dar devida atenção a esses pontos e até isso encontramos de forma abundante no mercado. Vale a pena transformar isso em um diferencial para sua loja, pois são a educação e a atenção os fatores pelos quais os clientes compram de você.

Imagine: Existem duas pastelarias na mesma rua, que vendem praticamente o mesmo cardápio e pouca variação nos preços. Uma pastelaria não dá atenção aos clientes e não mantém um padrão de diálogo com os clientes.

A outra adotou uma política de diálogo e cordialidade com o consumidor e nunca deixa uma mesa precisando de serviços. Qual delas você acha que tem maior fluxo de vendas e movimentação?

Claro que isso demanda tempo, afinal, os colaboradores precisam de treinamento, mas o que você deve levar em conta é o retorno que isso trará.

A relação entre pessoas precisa acontecer e precisa ser priorizada, pois é isso que faz a diferença.

3 – Opções de pagamento

Sem dúvidas, os clientes podem escolher a concorrência pelo simples fato de que ela oferece melhores formas de pagamento, já parou para pensar nisso?

Hoje em dia, há muitas estratégias criadas em grandes supermercados que podem facilitar a compra do consumidor, como por exemplo o cartão próprio do supermercado. Assim, o cliente tem a opção de realizar a compra e ter até 30 dias para realizar o pagamento.

Oferecer uma variedade de opções de pagamento pode salvar seu estabelecimento e se tornar um diferencial que gera rentabilidade.

4 – Por que o cliente compra?

É necessário entender os reais motivos que levam os clientes a comprarem. Separamos a seguir alguns motivos que seu estabelecimento deve ficar atento para atrair mais clientes:

·       Busca de lucro: os clientes gostam do custo benefício, se uma loja oferece preços mais competitivos e mantém a qualidade, certamente levará vantagem.

·       Medo da perda: Esse é o famoso gatilho mental “escassez”. Se um supermercado envia um panfleto com promoções limitadas com dia e hora para encerrar, certamente irá obter vendas sucessivas e possíveis fidelizações.

·       Rotina: um motivo rotineiro é o que leva muitos consumidores a comprarem do mesmo estabelecimento.

·       Confiança: a confiança leva à fidelização e a compra rotineira. Quando um estabelecimento pratica o bom atendimento ao consumidor, terá clientes que o escolhem pela confiança.

5 – Valor

O valor percebido pelos clientes é também um fator que pode diferenciar um estabelecimento de outro. Por exemplo, por que um supermercado vende mais carnes do que o outro? Possivelmente a razão esteja na qualidade, um oferece produtos de maior qualidade do que o outro. Mas o que levou o cliente a perceber isso?

Quando um supermercado deixa explícito a origem das carnes, como é feito o processo de limpeza da carne e deixa visível o açougue, os clientes conseguem perceber a qualidade e isso gera confiança.

Talvez o outro supermercado venda carnes do mesmo fornecedor, porém essas questões citadas acima não são tão evidentes. Isso é vender valor e não preço. Se esse supermercado que já conseguiu fazer com que os clientes percebam o valor, implementar uma estratégia de precificação e aumentar os preços das carnes, os clientes não irão optar pelo concorrente, pelo contrário, irão continuar comprando pelo valor agregado.

Uma forma de estabelecer o preço justo e gerar valor ao seu comércio é utilizar o software de gestão de supermercados Intersolid.

Como você pôde perceber, há diversas formas de aumentar a geração de renda, mas investir em uma estratégia de pricing bem formulada é ainda a melhor escolha. Conte com um bom sistema de ERP para isso.

Dessa maneira, além de obter um gerenciamento efetivo, você ainda poderá elaborar uma estratégia de precificação adequada para os objetivos do seu negócio. 

Agora você já sabe quais são os motivos pelos quais os clientes compram de você, coloque tudo em prática e boas vendas!

 

 

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