Hoje em dia não dá mais para tomar decisões baseadas apenas na intuição. Com o avanço tecnológico temos muito mais competitividade e o surgimento de novos segmentos de mercado.

Diante disso, é necessário aprimorar cada vez mais as estratégias e uma delas é a utilização do Business Intelligence. Tomar boas decisões e boas escolhas depende muito de dados e fatos reais. É justamente isso que o B.I. faz. Ajuda o gestor a utilizar todos os dados e resultados atuais da empresa para transformá-los em estratégias que realmente funcionam, trazendo um crescimento escalável.

Conhecendo mais sobre o conceito Business Intelligence

O Business Intelligence é muito mais do que um software. É considerado uma verdadeira ferramenta indispensável de gestão empresarial. Diariamente sua empresa consegue recolher dados e informações importantes dos consumidores, dos processos já existentes, estoque, marketing, etc.

É possível transformar tudo isso em inteligência para implementar novos processos, novas tecnologias, novos investimentos e novas práticas de gestão.

Dessa forma, o Business Intelligence é capaz de assegurar vantagem competitiva ao estabelecimento, uma vez que pode melhorar cada vez mais a experiência do consumidor.

Resumindo, o B.I é uma junção de ações e processos que tem como finalidade entregar a solução exata para a pessoa certa e no momento certo. Temos basicamente 3 pilares do B.I que devem ser constantemente monitorados. São eles:

Coleta de dados: aqui utiliza-se uma pesquisa minuciosa sobre a empresa em geral levando em conta os gargalos, posicionamento de mercado, produtividade, oportunidades e riscos.

Análise: a partir do momento em que todos os dados estão organizados, realiza-se a projeção de insights transformando tudo isso em gráficos, planilhas, processos, etapas e atividades.

Plano de ação: agora sim os gestores podem tomar decisões mais assertivas e ter um direcionamento focado em objetivos reais. Vale a pena monitorar os resultados obtidos, a fim de otimizar cada vez mais esse ciclo.

O Business Intelligence é indicado tanto para pequenas empresas em expansão quanto para empresas já posicionadas no mercado, porém com objetivos de crescimento.

5 fatores relevantes para implementar o Business Intelligence

1 – Alinhe o B.I. com a gestão do negócio

Para que o Business Intelligence funcione e ofereça um retorno satisfatório é fundamental que esteja em plena sintonia com a equipe de gestão. Todo o planejamento estratégico deve estar vinculado aos objetivos da empresa. A partir daí a gestão poderá ficar por dentro de tudo o que é preciso para colocar as ações em prática.

2 – Prioridades e otimização

Uma das premissas do B.I. é justamente premeditar problemas e ajustar melhorias. Portanto, o gestor deve dar atenção às prioridades, ou seja, aos pontos críticos do negócio. A partir do momento em que os riscos são amenizados, pode-se implementar novas ações de melhorias de processos, os quais exigem investimento.

Portanto, é indicado focar primeiro nos problemas que a empresa apresenta. Assim, você consegue descobrir o porquê dos clientes deixarem sua loja para buscarem solução em uma loja concorrente.

3 – Integração de equipe

Como já mencionamos, o objetivo do Business Intelligence é reunir informações de todos os setores da empresa. Dessa forma, a equipe deve estar mais unida do que nunca para juntos atingirem os objetivos propostos.

Se uma área não desempenha seu papel adequadamente de acordo com as diretrizes estabelecidas, as estratégias ficarão incompletas prejudicando todo o processo. Por isso é essencial que todos da equipe compreendam o valor de cada dado bem como o impacto que os resultados trarão ao futuro da empresa.

4 – Construa o processo de implementação do B.I

Essa é uma etapa fundamental da aplicação do Business Intelligence. É aqui que os gestores irão construir os processos necessários para que as ações sejam focadas em resultados e interligadas uma a uma.

Nessa etapa o gestor deverá se perguntar:

• Quais são as métricas importantes de todo o processo?

• Quais as áreas mais necessitadas?

• Onde o processo dará seu início?

• Quais serão as atividades que farão parte do processo de B.I.?

• Quem irá monitorar o andamento?

• Será preciso investir em terceirização de alguma atividade?

• Será necessário treinar a equipe?

• Será necessário o investimento em ferramentas e tecnologia?

5 – Software eficiente

Como você pôde perceber, o B.I. é um conjunto de ações e processos, mas depende que também de um bom sistema para garantir a eficiência da implementação. É essencial que o sistema escolhido seja compatível com os objetivos da empresa e atenda especificamente as necessidades do seu negócio.

O Isolidus ERP da Intersolid apresenta um módulo específico de Business Intelligence que traz alta gestão com informações ideais para o perfil do seu negócio. Projetado para tirar melhor proveito dos recursos e informações que o Isolidus ERP reúne, o B.I. fornece aos executivos grande flexibilidade para acessar informações críticas do negócio, onde e quando for necessário.

Com o módulo Business Intelligence, você utiliza filtros e realiza drill down chegando ao detalhamento da informação com muita praticidade, podendo enviar e-mail e comentar os relatórios, diretamente no aplicativo, reportando aos demais usuários definições de metas e resultados de todo o processo, garantindo workflow da equipe.

Conheça agora mesmo o Business Intelligence do Isolidus e saiba como transformar o potencial da sua empresa rumo ao sucesso!

Unidade São Paulo-SP

(11) 3181.5480
R. Dr.Guilherme Bannitz, 126
8º andar conj. 81 CV.9476
Bairro: Itaim Bibi
Ver mapaSuporte Técnico 0800Net

unidade Guararapes - SP

(18) 3637.5480
Plantão E.R.P. (18) 9 9723 .6112
Av. Alberto Braga, 383
Bairro: Continental
Ver mapa