Aumentar a rentabilidade no varejo é um objetivo em comum entre as maiores empresas do país. Mas com essa competitividade agressiva atual do mercado, há a necessidade urgente de mudanças nas estratégias para que principalmente as novas empresas consigam manter uma boa posição.

No setor varejista, cada empresa tem suas particularidades e objetivos distintos. Exatamente por isso é que não há um plano de negócio ideal para potencializar as vendas de todas as formas de comércio.

É importante que o gestor tenha em mente uma variedade de estratégias que funcionam e podem mudar o cenário competitivo da sua empresa. Com isso é possível manter um equilíbrio saudável entre a área financeira e o setor de vendas.

Diante disso, separamos nesse artigo 5 principais estratégias que podem tornar seu comércio no varejo uma máquina de vendas rentável. Acompanhe!

5 estratégias para aumentar a rentabilidade no varejo

O que é um negócio rentável para você? Para a maioria das pessoas, um negócio rentável é aquele que gera cada vez mais lucros e retorno para a empresa. Mas, na verdade, a rentabilidade do negócio precisa ser encarada por outra perspectiva.

Um negócio rentável é um negócio escalável, ou seja, aquele que se mantém em crescimento sem quase nenhum esforço. Mas será que é possível? Já adiantamos que é possível sim, se o gestor tiver em mãos as seguintes estratégias:

1 – Invista em ações de fidelização

Investir em primeiro momento na fidelização dos clientes irá garantir que o negócio se mantenha em constante crescimento. É um investimento que gera retorno em pouco tempo, sendo assim indispensável para quem quer se tornar competitivo no mercado.

Falamos em investimento, pois há algumas ações que exigem a parte financeira para fazer tudo acontecer. Mas tendo em vista o grande retorno que essas ações podem gerar, é um investimento que vale a pena.

Quando um cliente se fideliza em um comércio varejista, além de manter um gasto contínuo com o negócio, promove produtos e a marca do negócio para outras pessoas. Isso é uma forma de aumentar a rentabilidade no varejo de maneira orgânica sem gastar nada.

Temos um artigo aqui no blog que fala sobre 8 técnicas para fidelizar clientes. Não deixe de conferir para aprimorar essa estratégia. 

2 – Invista em equipe de atendimento

O atendimento é, sem dúvidas, um dos fatores que mantém o seu negócio funcionando a todo vapor. Não adianta investir em ações de marketing para atrair mais clientes se na hora do atendimento, esses clientes não têm uma boa experiência com a empresa. 

Resultado? Diminui as vendas, gera um estoque saturado e gera aumento de custos em ações de atração de clientes.

A equipe de atendimento ao consumidor no varejo precisa ser bem treinada e ter conhecimentos sobre estratégias de vendas. Isso gera um investimento inicial, porém, pode aumentar a rentabilidade no varejo em um curto espaço de tempo.

3 – Atenda às necessidades dos seus clientes

Pode parecer um trabalho a mais para a equipe de vendas e gestão do comércio, mas é primordial para que você consiga estabelecer novas estratégias eficazes para aumentar o potencial do negócio.

Quando se tem em mãos uma relação de necessidades do público e as melhores soluções, torna mais fácil se destacar em sua área de atuação. Em outras palavras, conhecer o perfil do cliente pode ajudar a vender mais.

Traduzindo isso para o comércio varejista, o gestor pode planejar compras em cima das necessidades dos clientes, o que ajuda no controle de estoque. Pode preparar a equipe de atendimento para uma abordagem mais sólida e ainda ajuda a equipe de marketing, que necessita desses dados para criar ações mais assertivas. 

Quais as vantagens de pesquisar o perfil dos clientes? Elimina custos desnecessários com implementação de estratégias ineficazes e aumenta a rentabilidade do negócio, uma vez que fica a um passo da fidelização.

4 – Considere expandir suas vendas para o ambiente online

A internet é uma ferramenta poderosa que está ajudando a maioria das empresas, tanto de pequeno quanto de grande porte, a expandirem seus negócios e crescerem exponencialmente. 

O maior benefício de auxiliar técnicas de mídia digital com estratégias de vendas é aumentar a visibilidade da marca e impulsionar promoções e anúncios. Ao tornar seu comércio mais conhecido na região e nos arredores se configura uma estratégia de vendas para aumentar a rentabilidade no varejo.

5 – Obtenha uma ferramenta de gestão eficiente

Já imaginou ter todas as informações acerca do seu negócio reunidas em uma só plataforma? Um ERP para comércio varejista ajuda a integrar todos os setores, além de manter um alinhamento e diálogo entre os colaboradores e gestores.

Sem contar que uma excelente ferramenta de gestão pode aumentar rapidamente a rentabilidade do seu negócio. Diante disso, podemos afirmar que é um investimento que funciona e traz o retorno esperado.

Se ainda não conhece todos os benefícios que um ERP para varejo pode oferecer, conheça nesse artigo completo quais são eles. E se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com nossa equipe de atendimento. 

Boas vendas! 

 

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