O final do ano é uma das épocas mais agitadas de todo o setor varejista e também época de extrema competitividade. Quem chama mais atenção do consumidor garante o sucesso em vendas. Mas quais são as melhores estratégias para o final de ano?

É necessário estar atento às mudanças do mercado e principalmente à demanda do seu estabelecimento. Dessa forma, você consegue estabelecer um preço convidativo e ainda assim garantir a sobrevivência do negócio com um fluxo de vendas constante e equilibrado o ano todo.

A sazonalidade pode ser um problema quando não há planejamento. Contudo, é uma grande oportunidade de fidelizar clientes e crescer nos próximos anos. Confira a seguir 5 estratégias que funcionam!

5 passos para aumentar as vendas no final do ano

1 – Defina metas mensuráveis e realistas

Primeiramente qual é o seu objetivo? É impulsionar vendas de um determinado mix de produtos? É aumentar o ticket médio? Vendas em geral? Tudo precisa ser planejado com antecedência para colocar em prática ações efetivas. Além disso, as metas devem ser mensuráveis e baseadas na realidade do seu estabelecimento.

Contudo, para atingi-las você precisará muito da sua equipe unida e motivada. Nesse caso, vale a pena pensar em programas de bonificação, sorteios e dinâmicas para mantê-los engajados com as conquistas em equipe.

2 – Cuidado com o estoque

O estoque do seu supermercado está em dia? Não há nada mais frustrante do que o cliente chegar na gôndola e não encontrar o produto desejado. A ruptura de estoque pode ser um problema em época de grande movimentação e a falta de planejamento pode trazer sérios prejuízos.

Por isso, faça uma análise aprofundada dos anos anteriores. Como foi o resultado das vendas? Quais foram os itens que tiveram saídas rápidas? Quais foram os que ficaram encalhados em estoque?

A partir dessa análise você consegue descobrir se pode investir em mais produtos ou não. Além disso, consegue direcionar melhor as estratégias de final de ano.

3 – Deixe tudo visível

Geralmente na época de final de ano os clientes costumam procurar o supermercado para montar a ceia de natal e comemorações de virada do ano. Portanto, deixe esses produtos sempre visíveis. Se for o caso, reorganize as gôndolas e faça um corredor especial de final de ano. Será um esforço maior, mas chamará mais atenção do consumidor, pode ter certeza!

4 – Decore os pontos de vendas

Já pensou em decorar os pontos de vendas com clima natalino? Quanto mais organizada e chamativa for a decoração de natal, mais consumidores chegarão para comprar. Isso vale também para a entrada do seu supermercado.

Essa é uma excelente estratégia para aumentar as vendas do supermercado, visto que o cliente logo associa a decoração com os itens de necessidade. Além disso, ajuda muito na questão de compra por impulso.

Talvez o cliente nem esteja pensando em comprar, mas ao ver a decoração sente curiosidade em conhecer a loja, entra e leva alguns produtos para casa.

5 – Precificação X promoções

Todo mundo busca as famosas promoções de final de ano. Se o seu supermercado quer vender mais precisa mostrar que o cliente terá vantagem em comprar de sua loja.

Você pode criar cupons de desconto, onde o cliente realiza uma compra e ganha X% para gastar nas próximas compras, sorteios ou até mesmo o tradicional compre X e leve Y.

O importante é entrar no clima, chamar a atenção do consumidor e garantir uma boa experiência de compra com preços competitivos. Mas como competir? Aqui você precisará de uma boa estratégia de precificação.  

Temos um texto bem completo aqui no blog que fala exatamente sobre como aplicar as melhores estratégias de precificação em seu estabelecimento. Não deixe de conferir para aprimorar seu plano de vendas.

E você, já está preparado para aumentar suas vendas de final de ano? Aproveite essa época para iniciar o próximo ano com a saúde financeira em dia!

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